Categorias
Notícias

Prefeitura da UFRJ quer criar Conselho de Segurança da Cidade

DSC 0071

Objetivo é encontrar soluções para reduzir a criminalidade no campus.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PREFEITURA QUER CRIAR CONSELHO DE SEGURANÇA DA CIDADE UNIVERSITÁRIA

20.02.2017

Nesta quinta-feira (23/2), o Prefeito Paulo Mario Ripper participa de uma reunião com as empresas instaladas na Cidade Universitária para formação de um Conselho de Segurança visando, entre outras medidas de controle da criminalidade, reivindicar ao governo estadual a melhoria do policiamento. Ripper vem se reunindo com representantes delas desde novembro, pois está preocupado não só com o aumento da criminalidade, mas também com a frequência dos eventos. O comandante do 17º BPM (Ilha do Governador), Odair Blanco, e o novo delegado da 37ª DP (Ilha do Governador), Geraldo Assed Estefan, confirmaram a presença no evento a convite do prefeito para unir esforços no combate à violência.


De acordo com Paulo Mario, uma das medidas é elaborar um documento para ser encaminhado ao governador Luiz Fernando Pezão reivindicando o aumento do efetivo do 17º BPM, responsável pelo patrulhamento da Ilha do Fundão, bem como melhorar as condições da Polícia Civil, que investiga as ações criminosas no campus universitário. “Estamos registrando ocorrências de forma contínua e precisamos da união de todos os parceiros com sede na Cidade Universitária”, disse o prefeito.

Um dos indicadores do agravamento da situação ocorreu na sexta-feira passada (17/2), por volta das 22 horas. Uma perseguição policial pelas vias da Cidade Universitária terminou com enfrentamento e a detenção de suspeitos em frente ao Centro de Tecnologia (CT). A Polícia Militar apreendeu na operação armas e munições, inclusive para fuzil, além de um radiocomunicador capaz de ouvir a faixa de frequência da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). No mesmo dia, à tarde, testemunhas presenciaram um sequestro em frente ao Restaurante Universitário.

Desde meados do ano passado, o Reitor da UFRJ, Roberto Leher, e o prefeito Paulo Mario Ripper estão empenhados em meios para prover mais segurança aos frequentadores da Cidade Universitária e de outros campi da universidade. Ambos participaram de reuniões com o secretário estadual de Segurança do Rio de Janeiro, Roberto Sá. Além disso, Ripper tem participado de reuniões mensais com o Conselho de Segurança da Ilha do Governador, que reúne o comando do 17º BPM e da 37ª DP. Algumas intervenções já ocorreram, como blitz nos ônibus que transportam estudantes até a universidade.

O prefeito da UFRJ anunciou também que está em tratativas com o comando do Batalhão de Policiamento de Vias Especiais (BPVE), para a implantação de uma base operacional na área da universidade, na Avenida Brigadeiro Trompowsky onde ficava a Fábrica de Escolas do município do Rio. “Receberemos esta semana a visita do comandante e há expectativa de que eles resolvam se estabelecer no local que é estratégico para patrulhar as linhas amarela e vermelha. Em contrapartida, contaremos com o apoio de viaturas nos acessos do campus”, finalizou Ripper.