Categorias
Notícias

MEC destinará recursos para obras emergenciais da UFRJ

mec verbasSecretário executivo do ministério visitou prédios com carências de infraestrutura

MEC DESTINARÁ RECURSOS PARA OBRAS EMERGENCIAIS DA UFRJ

Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor – 24/09/18

 

O secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Henrique Sartori, visitou nesta sexta-feira (21/9), diversas instalações da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que precisam de adequação infraestrutural.

Denise Nascimento, vice-reitora, com membros da Reitoria, acompanhou o secretário na visita, que teve início pela manhã no Museu Nacional e terminou por volta das 18h no campus da Praia Vermelha. 

O roteiro incluiu passagens do secretário pelo edifício Jorge Machado Moreira, onde funciona a Reitoria, Escola de Música, Palácio Universitário do campus da Praia Vermelha e Centro de Ciências da Saúde (CCS). Com exceção deste último, todos os edifícios são tombados. Foram incluídos na visita por carecerem de adequações importantes nas áreas de elétrica e proteção contra incêndios. O CCS é um dos maiores complexos de ensino e pesquisa do Brasil.

Sartori pediu à Reitoria que apresente nos próximos dias as demandas mais urgentes em termos de obras, para que o ministério libere recursos ainda este ano. “Precisamos agir com presteza e diligência”, disse.

“Vamos planejar ações emergenciais de curto prazo para concluir ações ainda em 2018”, disse Denise Nascimento. Ela agradeceu à equipe do ministro Rossieli Soares e do secretário pelas questões ligadas à Universidade.

As discussões sobre orçamento foram acompanhadas por Weber Gomes de Souza, coordenador geral de planejamento e orçamento das instituições federais de ensino do MEC, e Roberto Gambine, pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças da UFRJ.

Outros membros do staff do ministério, diretores e decanos e servidores da Reitoria participaram do encontro. Há pelo menos seis anos que uma visita do tipo não era feita pelo ministério à UFRJ.

 

Planejamento para o Museu 

Pela manhã, Sartori se comprometeu a publicar uma portaria na próxima semana definindo as próximas ações no Museu Nacional. O documento informará as atribuições dos diversos agentes envolvidos na recuperação do prédio, entre eles o MEC, a Reitoria e a direção do Museu, Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Unesco.

Também participaram da reunião representantes da Casa Civil da Presidência da República e do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (Icom).

 

Relatórios

Sartori recebeu da Reitoria relatórios sobre a situação de outros prédios tombados da UFRJ: Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (Hesfa), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), Instituto de História e Colégio Brasileiro de Altos Estudos. Também sobre as instalações do Instituto de Química e Centro de Tecnologia.

 

Foto de Raphael Pizzino – CoordCOM/UFRJ