Categorias

Dicas e Orientações de Segurança

A gestão da segurança nos espaços públicos por parte da Prefeitura da UFRJ passa por investimentos em tecnologia para controle e monitoramento, mas também na construção de uma cultura solidária e preventiva de troca de informações para enfrentamento do crime. O registro as ocorrências de sinistros que acontecem dentro do campus é essencial para que esses números entrem para a mancha criminal da 17ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP), que compreende os bairros da Ilha do Governador e a Cidade Universitária.

A proposta da Prefeitura da UFRJ com a campanha “UFRJ Segura” é estimular a comunidade universitária a fazer o boletim de ocorrência na Delegacia Online para fornecer informações qualificadas e precisas como forma de evitar o furto de veículos, os sequestros-relâmpagos, os roubos aos pedestres, entre outros crimes.

Em caso de algum sinistro, a orientação da Prefeitura da UFRJ é que a vítima  vá até a Coordenação de Segurança da UFRJ (DISEG), onde receberá todo o apoio e a orientação necessária para realizar o boletim de ocorrência no site da Delegacia On-line ou entre em contato pelos telefones: (21) 97380-2554 (Cidade Universitária) ou  (21) 99207- 4042 (Praia Vermelha) .

Assim, mantenha o número do telefone do Centro de Controle Operacional da Prefeitura Universitária  sempre a mão  (21 99871-1621 – Whatsapp 24h) e preste atenção nas dicas:

  1. O campus Cidade Universitária está integrado à cidade do Rio. Por isso, aja da mesma forma que você faz quando está em outros bairros da cidade, mantenha-se alerta na saída e chegada ao campus, pois essas ocasiões são as mais propícias a sequestros. Evite sair ou chegar sozinho em horário avançado.
  2. Preste atenção ao que se passa na rua e desconfie de situações estranhas e fora do comum. Por exemplo, a presença constante de um mesmo veículo nas redondezas, pode ser um indicador de que estão estudando seus hábitos. Registre todos os dados, tais como a placa, a cor, o tipo de veículo e as características dos suspeitos etc. e comunique imediatamente a Diseg ou, em caso de ato violento, à Polícia Militar (190).
  3. Antes de estacionar, verifique atentamente as condições do estacionamento e, em caso de dúvida, se houver condições, retire-se do local imediatamente. Procure estacionar em locais movimentados e bem iluminados. Após estacionar, verifique se pessoas estranhas o acompanham. A maioria dos estacionamentos na universidade são gratuitos e sem controles de acesso, permitindo o ingresso de qualquer pessoa.
  4. Ao se aproximar do veículo esteja sempre com as chaves à mão, observe o redor e entre rápido, de partida e saia imediatamente. Deixe para ligar o rádio ou falar ao celular em outro local. Não entre no veículo estacionado se houver pessoas suspeitas nas proximidades.
  5. Ao ingressar no prédio, observe se há pessoas ou veículos suspeitos parados nas proximidades ou qualquer outra situação que possa despertar desconfiança. Evite entrar no prédio sem antes confirmar a suspeita e, se for o caso, chame a Diseg ou, conforme o caso, acione a Polícia Militar (190).
  6. Já no veículo, evite se envolver em discussões, aglomerações, provocações no trânsito ou perturbações de rua, pois elas podem ser artificiais e criadas com o intuito de distrair e possibilitar crimes.
  7. Fique atento. Transformar o interior do veículo em área de estudo ou entretenimento é dar aos criminosos a oportunidade de ação. Procure também não transportar valores no carro e evitar o uso ostensivo de equipamentos eletrônicos (smartphones, tablets e notebooks) ou jóias. Jamais deixe objetos expostos no veículo. Tranque-os no porta-malas.
  8. Jamais confie as chaves do carro aos chamados “tomadores de conta” ou a lavadores de automóvel, ainda que os conheça de vista. Se for ameaçado por um deles, chame a DIseg. As quadrilhas se valem de tais pessoas para obter duplicatas das chaves, que depois servirão para furtar. E nunca deixe as chaves no veículo, mesmo que a ausência seja por pouco tempo.
  9. Não permaneça nas unidades além do tempo necessário, para evitar ficar sozinho esperando a condução. No ponto de ônibus, não fique com o celular na mão ou outro dispositivo eletrônico exposto. Deixe para enviar um recado antes de deixar a unidade em que estuda ou trabalha. Fique atento às pessoas e o que está acontecendo ao seu redor.
  10. Caso alguém peça dinheiro ou comida, ignore ou arrume uma desculpa para não atendê-la. Além de incentivar a presença dessas pessoas no local, elas podem estar avaliando se você tem algo de valor que possa ser roubado. Chame a Diseg ou os vigilantes terceirizados para que retirem o pedinte do local.