Núcleo de Ações de Capacitação e Extensão

Objetivos Gerais: ser um espaço educacional de referência crítico-reflexivo na UFRJ onde seus trabalhadores possam desenvolver-se sob a ótica da educação permanente no cotidiano de trabalho.

Objetivos específicos:

• Criar ações de formação (cursos, projetos, grupos de estudo etc.) na Prefeitura da UFRJ;
  • Contribuir para que os trabalhadores que não concluíram a escolaridade básica tenham espaço físico para estudar;
  • Alfabetizar os trabalhadores da Prefeitura da UFRJ;
  • Ensinar os conhecimentos da era digital para os trabalhadores que pouco – ou nunca – usam o computador;
  •  Integrar os trabalhadores da Prefeitura com outras unidades da UFRJ por meio da educação permanente .
  • Participar de espaços educacionais (seminários, congressos, encontros acadêmicos etc.) tornando pública esta ação da gestão da Prefeitura da UFRJ;
  • Participar de projetos de extensão ligados à expertise da Prefeitura Universitária e concorrer a editais que apoiem projetos educacionais.
Servidores da Prefeitura Universitária reunidos com um  cartaz que diz "Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo".
Servidores da Prefeitura Universitária reunidos com um cartaz que diz “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura é vital para a UFRJ. Limpeza, pavimentação, segurança, manutenção das áreas verdes e externas são ações fundamentais. Mas, afinal, quem são os seus trabalhadores? Como estimular a sua formação? Oferecer espaços educacionais impactará de que forma na qualidade do trabalho que oferecemos para a comunidade universitária?

A Prefeitura da UFRJ tem investido em ações que objetivam criar uma cultura de educação permanente no cotidiano de trabalho. A possibilidade de acolher projetos educacionais variados, de investir no trabalho sob a ótica reflexivo-crítica da educação e de desenvolver-se de forma inédita na instituição tem sido consolidada através do Núcleo de Ações de Capacitação e Extensão, desde sua inauguração, em 05 de setembro de 2019.

O cenário político atual tem imposto duros golpes ao cotidiano das instituições públicas. Nós, trabalhadores da UFRJ, sabemos como temos vivido dias difíceis. Pelo olhar do “traço acostumado” a linha reta nos levaria ao fim, mas a nossa instituição é efetivamente uma construtora de lentes conceituais com curvas, desenhos, memórias, projetos e sonhos e não segue caminhos lineares. Conseguimos transver o cotidiano pelas lentes conceituais da educação e nosso traço tem um quê de autoria, afeto e inovação. E é exatamente isto que o Núcleo de Ações de Capacitação e Extensão da Prefeitura da UFRJ pretende ser: uma forma de ver além por meio da educação permanente no cotidiano de trabalho. Mais do que um discurso sobre a importância da educação na vida dos trabalhadores, vamos construir uma prática rica e permeada de novas histórias e novos conhecimentos.

Dentre os cursos já oferecidos pelo Núcleo, estão:

1) Leitura e Escrita – Conceitos Fundamentais

Servidores da Prefeitura Universitária no curso de Leitura e Escrita – Conceitos Fundamentais.

2) Matemática –  Conceitos Fundamentais

Professora e alunos servidores da Prefeitura Universitária no curso de Matemática – Conceitos Fundamentais.

3) História da UFRJ

Professora e alunos servidores da Prefeitura Universitária no curso de História da UFRJ.

4) Caminhos metodológicos

Professora e alunos servidores da Prefeitura Universitária no curso Caminhos Metodológicos.

Equipe:

Monica Nascimento