Categorias
Sem Categoria

Polo Xerém

Polo Xerém

 

O Polo Xerém da UFRJ iniciou suas atividades no segundo semestre de 2008. Sua criação é fruto do programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Localizado no município de Duque de Caxias, um dos mais importantes do Estado, principalmente pela presença de empresas como PETROBRAS e outras de grande porte, o Pólo destaca-se por promover o desenvolvimento tecnológico e científico, oferecendo cursos de graduação em Biofísica, Biotecnologia e Nanotecnologia.

Uma das mais importantes características do Polo está na participação de várias unidades da UFRJ, tais como o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Instituto de Bioquímica e a COPPE bem como a colaboração estabelecida com o  Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). Essas colaborações permitem que os alunos da UFRJ possam realizar estágios e pesquisa científica em qualquer uma dessas unidades e institutos. Dessa forma, alia-se a alta qualidade do corpo docente da UFRJ a uma das mais diversificadas infraestruturas tecnológicas disponível no país.

A inauguração do primeiro prédio do Polo, que será construído em terreno dentro do Campus do INMETRO, está prevista para o primeiro semestre de 2012. Dessa forma, enquanto suas instalações definitivas estão sendo construídas, o Polo está operando temporariamente no Parque Esportivo Tamoyo, um complexo de salas de aula, laboratórios, biblioteca e espaço para atividades administrativas e esportivas, cedido provisoriamente pela FUNDEC.

 

Cursos de Graduação

Bacharelado

Biofísica

Biotecnologia

Nanotecnologia

 

Programas de Pós-Graduação

Mestrado Profissional

Formação Científica para Professores de Biologia


Coordenação Administrativa

A Coordenação Administrativa é o órgão de apoio da Diretoria Geral encarregado de planejar, executar, acompanhar e supervisionar as atividades desenvolvidas no âmbito das questões administrativas e de infraestrutura do Polo Xerém, atua junto aos funcionários técnico-administrativos e de apoio da Instituição, dos seguintes setores sob sua administração:

Setor de Protocolo e Arquivo

Setor de Compras

Setor de Pessoal

Setor Financeiro


Coordenador Administrativo: Carlos Alberto Reis Soares

Contato

e-mail: subprefeituraxrm@ufrj.br

Tel.: (21) 2679-6441

       (21) 2679-2098

Endereço: Estrada de Xerém, Nº 27, Xerém 

Duque de Caxias – RJ – CEP: 25245-390

www.xerem.ufrj.br