Ziraldo inaugura painel no Instituto de Pediatria

ziraldo 1

As obras realizadas pela Prefeitura Universitária recuperaram tanto a ala masculina quanto a feminina.

Ziraldo inaugura painel no Instituto de Pediatria

Sidney Coutinho
04.06.2012

Mesmo quem conhece a rotina do setor do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG-UFRJ), onde ficam as crianças internadas que comemoram cada dia de vida, teria dificuldades em imaginar o quanto a presença do escritor e cartunista Ziraldo transformaria o dia. Nos olhos das crianças era visível a alegria de ver de perto o autor de tantas histórias e aventuras infantis, que participou, na manhã desta segunda-feira (4/6), da entrega das obras concluídas dos banheiros coletivos da Unidade de Pacientes Internos (UPI).

As obras realizadas pela Prefeitura Universitária recuperaram tanto a ala masculina quanto a feminina e ainda foi entregue um local reservado para os portadores de necessidades especiais. No corredor principal, um painel criado pelo cartunista Ziraldo, com as imagens do Menino Maluquinho, Julieta, Junin, Pererê e a sua turma, alegra o espaço.

De acordo com a arquiteta responsável pela obra, Patrice Achilles da Rocha, praticamente tudo mudou. “As paredes eram cobertas por azulejos de diversas épocas, os chuveiros tinham só um ralo, o que representava risco de contaminação entre as crianças, as mães precisavam se virar para banhar os filhos com dificuldades de locomoção. Então, por dentro, a gente quebrou tudo. Hoje cada chuveiro tem seu ralo, há uma bancada própria que facilita a higiene das crianças pelas mães e todo o revestimento interno dos banheiros é novo e obedece às normas da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) para evitar o risco de contaminação hospitalar”, revelou Patrice.

Durante cinco meses, a preocupação em não gerar impacto no setor foi seguida à risca. “Eles tiveram um cuidado incrível em cada etapa para evitar o lançamento de poeira que pudesse comprometer a recuperação das crianças. Separaram e vedaram a área da obra e abriram uma saída própria para retirar o entulho. Quase não percebíamos que uma intervenção como esta acontecia aqui”, disse Sibelle Buonora, coordenadora-médica da unidade. Segundo ela, hoje são 44 crianças portadoras de necessidades especiais internadas com as mais diversas patologias, de problemas respiratórios a câncer.

Orgulhoso de ver retratado no painel todos os personagens infantis que criou, Ziraldo percebeu o quanto as pessoas ao redor estavam felizes e se prontificou a decorar todas as paredes possíveis do instituto. “Todos os meus personagens estão aqui. Eu estou às ordens. Se precisar enfeitar isso aqui tudo, é só me chamar”, afirmou ele. E disse mais. Ao ser questionado sobre o painel de 32 por 6 metros que pintou em uma das paredes do Canecão, hoje retomado pela universidade, ele gostaria ou de participar da reforma ou criar algo novo relacionado à educação, assim que a UFRJ definir qual destino dará ao espaço. “Eu considero o painel destruído, a sorte é que eu o tenho fotografado. Quando o pintei direto na parede, acreditava que seria eterno. Mas a gente faz um novo para lá se cederem o espaço”, concluiu.