Todos podem se candidatar desde que sejam servidores públicos, independente de setores ou locais de trabalho na prefeitura.
ABERTAS AS ELEIÇÕES PARA PARTICIPAR DA CISSP
29.02.2016
Vai de 1º a 15 de março, o prazo para se inscrever nas eleições para integrar a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (Cispp) da Prefeitura da UFRJ. Todos podem se candidatar desde que sejam servidores públicos, independente de setores ou locais de trabalho na prefeitura. A eleição é feita através de voto secreto e, entre os inscritos, os eleitores fazem escolhas individuais, pois não há formação de chapas.
O objetivo da CISSP é estimular a participação dos trabalhadores em ações voltadas para promoção da saúde e humanização do trabalho, em especial na melhoria das condições de trabalho, na prevenção de acidentes, de agravos à saúde em decorrência de doenças relacionadas ao trabalho.
O número de inscrições de candidatos para a representação dos trabalhadores é ilimitado, mas é importante saber que o número de integrantes da comissão é determinada pela proporção de um representante para cada 30 trabalhadores. Caso haja empate entre os eleitos, assumirá o trabalhador que tiver mais tempo de serviço na Administração Pública Federal.
Cada comissão deve ser composta por um mínimo de três e ter no máximo 21 integrantes. Segundo o regimento interno da CISSP, se no processo eleitoral a participação for inferior a um terço dos trabalhadores e/ou abrangência dos votos provenientes de estatutário for inferior a 60% do montante global, não haverá apuração dos votos, devendo a comissão eleitoral organizar outra votação, que ocorrerá no prazo máximo de 10 dias. É o mesmo prazo para o caso de anulação do processo eleitoral e convocação de novo pleito. Se a anulação ocorrer antes da posse dos novos eleitos, ficará assegurada a prorrogação do mandato anterior até a complementação de novo processo eleitoral.