Campi Virtual: um guia para se achar na UFRJ

ilustraçao materia 1- tamanho chamadaProjeto faz mapeamento das unidades de ensino e vai ajudar visitantes e recém chegados a encontrar cada sala ou laboratório da instituição.

CAMPI VIRTUAL: UM GUIA PARA SE ACHAR NA UFRJ

Projeto faz mapeamento das unidades de ensino da universidade e vai ajudar visitantes e recém chegados a encontrar cada sala ou laboratório da instituição.

10.02.2017

Com uma área imensa e diversos prédios que abrigam instituições de ensino, o campus da Cidade Universitária parece um labirinto mesmo para quem frequenta os corredores há anos, imagine para os estudantes recém chegados. Para decifrar esse enigma de quem trabalha e ocupa cada ambiente na universidade, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFRJ, responsável pela análise de desempenho dos servidores e do patrimônio, lançou o projeto Campi Virtual, que conta com o apoio da Prefeitura da UFRJ.

Sob a coordenação da professora Rosemari Broker Bone, um grupo de bolsistas saiu em campo batendo de porta em porta para identificar salas e ocupantes, nem sempre sendo bem recebidos. “Muitas vezes os estudantes se depararam com portas lacradas, mudanças significativas de leiautes e ausência de responsáveis pelo local”, revelou a professora, que até hoje encontra dificuldades para obter as plantas baixas dos prédios.

Escolhidos pelos conhecimentos em métodos quantitativos e com o programa Autocad, quatro bolsistas levaram dois anos para realizar o levantamento e ainda assim ele abrange apenas integralmente o Centro de Tecnologia (CT) e, parcialmente, a Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), o Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN) e a Faculdade de Letras. Alguns deles, como Thais Zacharia e Manuella Gonzalles, já até deixaram a universidade.

Para Rosemari Rosemari Broker Bone, as informações do projeto têm o propósito de ajudar os alunos recém chegados à universidade e os visitantes de outras instituições também. “A proposta é permitir que alguém acesse pelo computador os mapas do Campi Virtual para saber exatamente onde se localiza a sala, o laboratório ou outras dependências que ele queira conhecer ou ir”, explicou a professora, que conta com o apoio da Prefeitura da UFRJ para colocar as informações a disposição de todos. Veja aqui onde encontrar os mapas do Campi Virtual.

O estudante Lucas Fernandes Oliveira, bolsista que trabalhou no projeto, lembra que muitos estudantes pela falta de informações acabam sendo prejudicados por não saber onde resolver questões burocráticas simples e comuns ao ingressar na graduação. Outra bolsista, Valéria do Nascimento e Silva, ressaltou que o Campi Virtual vai ajudar os novos estudantes da universidade a encontrar os docentes para pesquisas ou orientações acadêmicas.

A professora Rosemari Bone acredita que à medida que as informações são divulgadas e consultadas pela comunidade acadêmica vai conquistar adesões voluntárias ao projeto Campi Virtual. “Nossa meta é concluir o mapeamento do CCS, para depois direcionar as pesquisas para as unidades do Centro do Rio e da Praia Vermelha. Num terceiro momento, vamos buscar parcerias com os campus de Macaé e o pólo de Xerém, para completar as informações. Segundo a professora, o projeto do Campi Virtual é dinâmico, uma vez que as modificações e ampliações dos prédios são uma constante na universidade. Interessados em entrar em contato com a equipe podem escrever para o email: ufrjvirtual@pr1.ufrj.br.