Programa para melhoria do patrulhamento da Cidade Universitária sai

nota oficialOutras ações, como mudanças no trânsito, devem acontecer no mesmo mês.

PROGRAMA PARA MELHORIA DO PATRULHAMENTO DA CIDADE UNIVERSITÁRIA SAI EM JUNHO

Outras ações, como mudanças no trânsito, devem acontecer no mesmo mês.

21.05.2018

Ao mesmo tempo que o Estado do Rio de Janeiro passa por um momento crítico na segurança pública, a UFRJ enfrenta dificuldades financeiras que a levou a buscar parcerias com as empresas com sede na Cidade Universitária para melhoria de investimentos na segurança do campus da Zona Norte. Em dezembro do ano passado em reunião com Torquato Jardim, Ministro da Justiça, ficou acertado um aporte financeiro por meio da Petrobras que viabilizaria a realização de contratos para o PROEIS (Programa Estadual de Integração da Segurança).

As negociações ocorreram nos últimos meses entre a Secretaria de Segurança Pública, a Petrobras e a universidade. O objetivo sempre foi apresentar um plano estratégico para a Cidade Universitária, permitindo um aumento do efetivo no patrulhamento do campus com uma remuneração extra para os profissionais de segurança pública. A expectativa é que em junho um conjunto de ações seja anunciado pela universidade, a saber:

a) alterações no trânsito da Cidade Universitária, com o fechamento de alguns acessos para contribuir com o trabalho do 17º BPM (Ilha do Governador) no patrulhamento ostensivo do campus.

b) divisão do campus universitário em quatro quadrantes, que passarão a ter patrulhamento motorizado por 24 horas. Embora não esteja contemplado no contrato do PROEIS, as viaturas serão providenciadas pela Petrobras.

c) instalação de câmeras de maior definição que permitem a captura dos traços faciais das pessoas que trafegam pelo campus, medida que vai auxiliar a Polícia Civil na identificação dos criminosos.

d) participação mais ativa da Divisão Anti-Sequestro (DAS), em parceria com a 37º DP, nas investigações sobre as quadrilhas que atuam na Cidade Universitária, já determinada pela Secretaria estadual de Segurança Pública, inclusive alguns encontros já foram realizados com as vítimas de eventos anteriores. Nesta quarta-feira, Paulo Mario Ripper, prefeito da UFRJ, terá uma reunião com a cúpula da DAS.