Prefeitura da UFRJ participa de Fórum de Políticas Públicas:

forum capaO prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper, foi um dos convidados do evento promovido pela Subsecretaria do Bem-Estar Animal do Rio de Janeiro.

PREFEITURA DA UFRJ PARTICIPA DE FÓRUM DE POLÍTICAS PÚBLICAS: BEM-ESTAR E DIREITO DOS ANIMAIS

27/03/19

O prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper, participou na última terça-feira (26/3) do 1º Fórum de Políticas Públicas: Bem-estar e direito dos animais, que ocorreu no Museu do Amanhã, no Centro do Rio. O evento foi organizado pela Subsecretaria do Bem-Estar Animal do Rio de Janeiro e contou com a participação de diversas representantes da luta contra o mau trato aos animais.

Ripper apresentou a evolução e criação do Serviço de Monitoramento Animal e Ambiental da Prefeitura da UFRJ. Antes, porém, ele fez um breve relato sobre o abandono de cães e gatos nos campi da UFRJ. De acordo com ele, a extensa área da Cidade Universitária sem edificações muito próximas propicia o abandono de cães, que acabam se transformando em matilhas pelo campus. Há anos o problema persiste e a reitoria da universidade vem buscando soluções com voluntários até que em 2012 criou um Grupo de Trabalho para propor soluções para  o problema.

Grande parte dos cachorros abandonados no Fundão é enquadrada na definição de ‘animal comunitário’, aqueles que não têm proprietário definido, mas que estabeleceu vínculos de dependência e manutenção com a população local. Em 2015, a Prefeitura da UFRJ criou o Serviço de Monitoramento Animal e Ambiental para atuar nas seguintes questões: elaboração de propostas que envolvam os animais comunitários, atenuar o abandono de animais nos campi, conscientização da guarda responsável de animais de companhia e proteger e preservar da fauna natural dos campi da UFRJ.

Para alcançar tais objetivos, o prefeito da UFRJ acredita que poderá contar com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ripper informou que busca adquirir um castramóvel, que contará com profissionais e veterinários do município, que atenderá à universidade e às comunidades do entorno.