Categorias
Destaques

Nota sobre operações policiais no Conjunto de Favelas da Maré

Reitoria da UFRJ solicitou reforço de policiamento no campus Cidade Universitária

A Reitoria da UFRJ solicitou às autoridades do Estado do Rio de Janeiro reforço do policiamento no campus da Cidade Universitária, tendo em vista possíveis consequências das operações policiais no seu entorno. A Prefeitura Universitária está em contato permanente com as forças de segurança para garantir o direito de ir e vir de nosso corpo social. 

Neste sentido, a Reitoria da UFRJ mantém todas as atividades do referido campus, assim como em todos os demais campi da Universidade. No entanto, as faltas de membros do corpo social que residam em áreas de conflito devem ser abonadas e avaliações de discentes devem ser evitadas. Caso ocorram, está assegurado o direito de nova avaliação para os estudantes residentes destas áreas.

Reafirmamos nosso compromisso com os direitos humanos e condenamos quaisquer ações que ponham em risco ou desrespeitem a população que reside nas áreas conflagradas. A Reitoria solicitou audiência com o Governo do Estado para garantir a liberdade de locomoção da nossa comunidade acadêmica e o respeito aos direitos humanos da população destas áreas. A Reitoria convidou especialistas na área de segurança da UFRJ para adoção de protocolos que garantam a segurança da comunidade universitária, nosso principal patrimônio.

A Reitoria monitora a situação e, caso haja qualquer mudança de cenário, imediatamente adotaremos novas deliberações e a comunidade universitária será continuamente informada.

18/10/2023
Reitoria da UFRJ