Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 05 de junho foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemoração

No dia 5 de junho, o planeta celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi designada no dia 5 de junho de 1972 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no primeiro dia da histórica Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano.

Na ocasião, outra resolução adotada pela Assembleia Geral da ONU levou à criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade global que determina a agenda ambiental e serve como autoridade defensora do meio ambiente no mundo.

Biguás  (Phalacrocorax brasilianus) – Alfredo Heleno/PU/UFRJ
Parque da Mata Atlântica Frei Veloso – COUA/PU;

Em referência a essa data, ressaltamos que a UFRJ possui vários campi com atributos naturais que expressam as características dos ecossistemas os quais estão inseridos, que têm sido utilizados como laboratórios de pesquisa, ensino e extensão. Podemos citar a Casa de Pedra no sertão do Cariri no Ceará, a Estação Biológica de Santa Lúcia em Santa Teresa no Espírito Santo e no Rio de Janeiro o campus Cidade Universitária.

Atividade de disciplina no Catalão – COUA/PU

Dentre os atributos da Cidade Universitária são 5,5 km de praias, 12 km de franja de manguezal, 200.000 m2  de reserva florestal do Parque da Mata Atlântica Frei Velloso – Catalão. Na Cidade Universitária já foram registradas mais de 200 espécies de aves  e  mais de 185 espécies arbóreas nativas e exóticas. E, apesar das adversidades, como a poluição e a carência de recursos, o meio ambiente vem respondendo positivamente às ações da UFRJ, como por exemplo, com a visita de outras espécies. Nesse sentido, não podemos deixar de citar o aumento da presença das “capivaras” junto do Canal do Fundão e nas praias.