No dia 5 de junho, o planeta celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi designada no dia 5 de junho de 1972 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no primeiro dia da histórica Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano.
Na ocasião, outra resolução adotada pela Assembleia Geral da ONU levou à criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade global que determina a agenda ambiental e serve como autoridade defensora do meio ambiente no mundo.
Em referência a essa data, ressaltamos que a UFRJ possui vários campi com atributos naturais que expressam as características dos ecossistemas os quais estão inseridos, que têm sido utilizados como laboratórios de pesquisa, ensino e extensão. Podemos citar a Casa de Pedra no sertão do Cariri no Ceará, a Estação Biológica de Santa Lúcia em Santa Teresa no Espírito Santo e no Rio de Janeiro o campus Cidade Universitária.
Dentre os atributos da Cidade Universitária são 5,5 km de praias, 12 km de franja de manguezal, 200.000 m2 de reserva florestal do Parque da Mata Atlântica Frei Velloso – Catalão. Na Cidade Universitária já foram registradas mais de 200 espécies de aves e mais de 185 espécies arbóreas nativas e exóticas. E, apesar das adversidades, como a poluição e a carência de recursos, o meio ambiente vem respondendo positivamente às ações da UFRJ, como por exemplo, com a visita de outras espécies. Nesse sentido, não podemos deixar de citar o aumento da presença das “capivaras” junto do Canal do Fundão e nas praias.