UFRJ terá café da manhã nos RUs em 2025

Anúncio foi feito em reunião entre Reitoria e representantes do movimento estudantil

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Medronho, confirmou nesta terça-feira, 24/09, em reunião com representantes do movimento estudantil, o café da manhã como nova refeição nos restaurantes universitários em 2025. A ação foi um compromisso assumido pela gestão desde o processo eleitoral, e a viabilidade vinha sendo avaliada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

“Estudantes vêm de muito longe para aulas que começam muito cedo nos nossos campi, é inadmissível que alunos assistam aula em jejum. Esta é uma conquista da nossa universidade”, pontuou o Reitor. Medronho ainda reiterou o compromisso com a construção do restaurante universitário de Macaé, uma contrapartida do contrato do prédio Ventura.

O valor da refeição está previsto em R$ 2, e inclui café com leite, pão com acompanhamento e fruta. O café será servido em copo de papel, material mais caro, mas com sustentabilidade ambiental, é haverá opções veganas e vegetarianas.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Eduardo Mach Queiroz, explicou que não houve liberação da Procuradoria Jurídica da UFRJ para um aditivo ao atual contrato dos restaurantes universitários. Por este motivo o café da manhã será objeto de uma nova iicitação, com implantação a partir do ano que vem.

Participaram da reunião representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) Mário Prata, do movimento UFRJ é Nossa, dos centros acadêmicos da Escola de Belas Artes (EBA), da Escola de Comunicação (ECO), da Saúde Coletiva, dos cursos de Biologia, Direito, Engenharia, Geografia, História, Letras, Matemática, Psicologia e Química.