UFRJ na Rússia: universidade é destaque na maior missão acadêmico-científica já realizada por universidades brasileiras

Missão ocorre paralelamente à reunião dos Brics. Acordo com a Escola Nacional de Economia da Rússia foi assinado

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é uma das instituições de destaque na maior missão acadêmico-científica já realizada por universidades públicas brasileiras. Ao longo dos próximos dias, representantes das principais instituições de ensino superior do Brasil participarão de reuniões, visitas técnicas e assinaturas de acordos de cooperação em áreas estratégicas.

O encontro é promovido pela Embaixada do Brasil na Rússia e antecipa a primeira reunião do Brics ampliado, que deve ocorrer em Moscou na próxima semana. O grupo é originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e foi ampliado a partir deste ano com a adesão de Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes, Etiópia e Egito.

“É uma experiência absolutamente fantástica e uma oportunidade estratégica para as universidades brasileiras, pois ampliaremos a cooperação com as universidades russas. Já temos acordos e parcerias assinados, e outros serão encaminhados, com resultados importantes para a ciência, tecnologia e inovação no nosso país”, ressalta o reitor da UFRJ, Roberto Medronho.

Além do reitor, fazem parte da delegação da UFRJ o superintendente geral de Relações Internacionais, Papa Matar Ndiaye, o diretor executivo do Parque Tecnológico, Romildo Dias Toledo Filho, e o professor do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica, Fabio Luiz Peres Krykhtine.

Já no primeiro dia, foi assinado um acordo de cooperação acadêmica entre a Universidade Escola Nacional de Economia da Rússia (HSE, na sigla em inglês), a UFRJ e outras três universidades brasileiras: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Uesc).

Acordo entre UFRJ e Universidade Escola Nacional de Economia da Rússia (HSE) foi assinado | Foto: Reitoria (Divulgação)

Participam da missão acadêmica instituições de todas as regiões do Brasil, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Agenda

Entre os dias 14 e 16/10, de segunda a quarta-feira, os reitores brasileiros participarão de eventos na Universidade Escola Nacional de Economia (HSE), no Instituto de Relações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores da Federação Russa (MGIMO) e na Universidade Estatal de Moscou – Lomonosov (MSU), onde o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, será um dos porta-vozes da delegação brasileira.

Também estão previstas visitas e reuniões no Centro Internacional para Inovação em Ciência, Tecnologia e Saúde (Iciste) e no Centro de Pesquisa em Biotecnologia da Academia Russa de Ciências (RAS), onde um dos oradores brasileiros será Papa Matar Ndiaye, superintendente geral de Relações Internacionais da UFRJ.

Na Universidade Estatal Russa para Humanidades, o professor do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica da UFRJ, Fabio Luiz Peres Krykhtine, participará de uma mesa redonda sobre as possibilidades de cooperação Brasil-Rússia no campo das humanidades. Romildo Dias Toledo Filho, diretor executivo do Parque Tecnológico, será um dos oradores brasileiros em um encontro no Instituto Skolkovo de Ciência e Tecnologia.