Categorias
Notícias

Curso para formação de mediadores do Museu Nacional

curso formacao

 

Museu Nacional oferece curso de extensão gratuito para formação de mediadores

 

CURSO PARA FORMAÇÃO DE MEDIADORES DO MUSEU NACIONAL

Assessoria de Imprensa do Museu Nacional – 25/1/16

 

Entre os dias 22 de fevereiro e 4 de março, acontece o V Curso de Formação de Mediadores do Museu Nacional (MN). O principal objetivo é formar e aprimorar a atuação desses profissionais em museus de ciência, especialmente no Museu Nacional, além de apresentar o setor educativo do MN, seus programas e projetos educativos. O curso pretende também caracterizar os museus como espaços de educação, debater acerca do papel dos mediadores nos museus de ciência, promover discussões sobre a acessibilidade em museus e capacitar os mediadores para lidar com a diversidade de públicos.

Ao longo da primeira semana serão abordados os seguintes temas: Educação Museal; Relação Museu−Escola; Mediação Humana em Museus; Acessibilidade; Desenho Universal; Deficiência Intelectual; Surdez; Audiodescrição em Museus; Estudos, Público e Avaliação; Museus e suas Diferentes Audiências;  História do Museu Nacional.

Já na segunda semana serão realizadas visitas técnicas às diferentes salas de exposição do MN. Elas serão conduzidas por professores, curadores e especialistas nos temas abordados pelas exposições. Serão contemplados aspectos referentes à Geologia e Paleontologia (História da Terra, Dinossauros, Megafauna Extinta, Paleoarte e Paleobotânica); Meteorítica; Arqueologia (Egito Antigo, Culturas do Mediterrâneo, Culturas Pré-Colombianas); Arqueologia Brasileira (Caçadores−Coletores, Povo de Luzia, Sambaquieiros e Horticultores); Antropologia Biológica (Evolução Humana); Etnologia (Grupos Indígenas Brasileiros, Culturas do Pacífico e da África); Biologia Marinha e Entomologia.

O Curso de Extensão é gratuito, uma iniciativa da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional. Podem se inscrever estudantes de graduação da UFRJ, graduandos de universidades públicas e particulares, guias de turismo e professores dos diferentes segmentos das redes pública e privada. As atividades serão realizadas no Museu Nacional, no período das 9h às 16h, com carga horária total de 70 horas. Para receber certificação, será exigida uma frequência igual ou superior a 75%. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 31 de janeiro  com o preenchimento do formulário eletrônico no site do SAE.