Serviço de Monitoramento Animal e Ambiental

Em dezembro de 2012, através da portaria nº 11.503, a UFRJ criou o GT-Animais com a proposta de administrar os encaminhamentos e propor procedimentos para a solução da questão dos animais abandonados nos campi da UFRJ. O GT-Animais fez um levantamento de projetos, programas e campanhas realizados por outras universidades espalhadas pelo país e promoveu diversos encontros para discutir a situação dos animais presentes nos campi da UFRJ. Com base nos dados apurados, o GT-Animais propôs a criação do Serviço de Monitoramento Animal e Ambiental – SEMA, vinculado à Prefeitura da UFRJ.

O SEMA foi criado pela portaria nº 8408, de 12 de novembro de 2015, para atuar na elaboração de propostas e administração de procedimentos que envolvem os animais comunitários, o abandono de animais nos campi universitários, na conscientização da guarda responsável de animais de companhia, bem como, na proteção e preservação da fauna natural dos campi da UFRJ.

Caso você testemunhe o abandono de animais no campus denuncie ou entre em contato com Coodenação de Segurança ou com os vigilitantes localizados nas unidades. Se for possível, anote a placa, modelo e cor do veículo e horário do abandono para que possamos localizar os responsáveis nas imagens gravadas pelas câmeras de segurança.

Coordenação de Segurança

Diseg Fundão (21) 97380-2554

Centro de Controle Operacional (24h)

Whatsapp: 21 99871-1621

SEMA

E-mail: sema@pu.ufrj.br

Para enviar denúncias e sugestões que envolvam os animais comunitários, o abandono de animais nos campi universitários e preservação da fauna natural dos campi da UFRJ, mande uma mensagem para sema@pu.ufrj.br ou comunicacao@pu.ufrj.br,  preenchendo no campo assunto: SEMA.

Ajude o Sema

A Prefeitura da UFRJ convoca a comunidade acadêmica A multiplicar esforços em prol do bem-estar de cães e gatos abandonados no campus e acolhidos pelo Serviço de Monitoramento Animal e Ambiental. Adote os animais abrigados pelo Sema ou ajude a mantê-los saudáveis e bem cuidados. Faça a sua doação de alimentos e remédios na sede da Prefeitura Universitária, em dias úteis, das 9h às 16h, ou doe  diretamente à FUJB:

Fundação Universitária José Bonifácio

CNPJ 42.429.480/0001-50

Banco do Brasil

Agência 2234-9

Conta Corrente 80.853-9

Contato para adoção de cães e gatos:

21 98156-8925 (Larissa Viana)

Em caso de mordedura de cães ou gatos seguir o seguinte protocolo:

Campus Cidade Universitária

O primeiro atendimento deverá ser feito na Clínica da Família Ministro Dr. Adib Jatene, o paciente será avaliado e receberá o número do registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). De lá, deverá se dirigir à Clínica da Família Felippe Cardoso, onde receberá a primeira dose da vacina antirrábica e as demais orientações sobre o tratamento e como proceder.

Clínica da Família Ministro Dr. Adib Jatene

Funcionamento: Segunda a sexta das 07h às 18h, sábado das 08h às 12h

Endereço: Avenida Bento Ribeiro Dantas, s/nº –  Vila Pinheiro, no Complexo da Maré

Clínica da Família Felippe Cardoso

Funcionamento: Segunda a sexta das 07h às 19h, sábado das 08h às 12h

Endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha, nº 42 – Penha

Campus Praia Vermelha

O atendimento será realizado no Hospital Rocha Maia.

Hospital Rocha Maia

Atendimento 24 horas