Redutores de velocidade por todo o campus

Redutores de VelocidadeA Prefeitura Universitária negocia a instalação de platôs que obrigarão os motoristas a reduzirem a velocidade média no campus.

Redutores de velocidade por todo o campus

16.05.2012

Sidney Coutinho

A Prefeitura Universitária negocia com o consórcio BRT/Transcarioca a instalação de interseções elevadas (speed table) em diversos pontos da Cidade Universitária que obrigarão os motoristas que circulam pelo campus a reduzirem a velocidade para 30 km/h. A ideia é ter no mínimo cinco platôs construídos nos principais pontos críticos de travessia do campus: diante do prédio da reitoria, da Faculdade de Letras (FL) e Escola de Educação Física e Desportos (EEFD); na Avenida Horácio Macedo e na Avenida Pedro Calmon (próximo a Ponte do Saber).

O speed table consiste de uma seção elevada da via que fica da mesma altura da calçada e tem rampas dos dois lados, além de promover a redução da velocidade ele facilita a travessia de pedestres e cadeirantes. Outra vantagem com os platôs instalados em vários pontos poderá ser a inibição dos criminosos, que costumam agir em locais com muitos pontos de fuga acessíveis com rapidez, como acontece atualmente.
De acordo com o prefeito Ivan Carmo, as reuniões com o consórcio estão sendo bem positivas. “Se tudo continuar caminhando bem como está, acreditamos que no início do próximo semestre começam as obras. Estamos confiantes de que os speed tables resolverão os problemas de excesso de velocidade no campus, que aumentaram após a criação a inaguração da Ponte do Saber”, disse.

O consórcio BRT/Transcarioca é responsável pela construção da linha direta para ônibus especiais articulados entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, e a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, outro extremo do município. Para o prefeito do rio, Eduardo Paes, com os BRTs (sigla em inglês, para o transporte rápido por ônibus) será reduzido o tempo para o percurso entre os dois pontos. “É uma obra para a cidade e para o povo que trabalha duro e que terá mais qualidade de vida, após a conclusão das obras”, disse ele ao lançar a segunda etapa das obras que passa pelo campus universitário.