Comunidade acadêmica, pescadores, moradores da vila residencial e voluntários participaram de evento simbólico que ocorreu neste domingo, 05 de junho.
Foto: Coordenação de Operações Urbano-Ambientais/Prefeitura Universitária
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Os principais objetivos das comemorações são:
1.Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
Neste ano, a Ilha do Fundão recebeu, no Dia Mundial do Meio Ambiente, a segunda ação de caracterização do lixo flutuante do Projeto Orla sem Lixo e uma apresentação de posters de 15 alunos de iniciação científica sobre projeto, na Prainha do Fundão. As ações visaram conscientizar a sociedade para os problemas ambientais que ameaçam a preservação dos recursos naturais.
Diariamente, a Prefeitura Universitária, através da Coordenação de Operações Urbano-Ambientais, se encarrega das questões ambientais nos diversos campi da UFRJ, concentrando as atividades de conservação e manutenção das áreas verdes, a coleta dos resíduos sólidos e a limpeza urbana, desenvolvendo e/ou colaborando com Planos e Projetos Paisagísticos, e estimulando atitudes e procedimentos que levem à racionalização do consumo de recursos naturais, ao manejo adequado dos resíduos sólidos e à sensibilização e mobilização da comunidade universitária e circunvizinha sobre temas socioambientais.