A ação foi promovida pelo Grupo de Trabalho de Revitalização do Complexo Paisagístico da Quadra do edifício Jorge Machado Moreira. Apoiado pelo Gabinete da Reitora, a atividade contou com representates do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB), da escola de Belas Artes (EBA) , da Prefeitura Universitária, do Escritório Técnico Universitário e da Decania do Centro de Letras e Artes.
A primeira etapa da execução da recuperação do jardim foi realizada na última terça-feira, 7 de junho, quando, orientados por professores, alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Curso de Paisagismo da EBA , pariciparam do plantio no Pátio dos Filodendros do complexo paisagístico de Burle Marx do edifício JMM. A atividade contou com o apoio da equipe operacional e técnica da Coordenação de Operações Urbano-Ambientais/PU, que forneceu e auxiliou no plantio demudas de árvores produzidas pelo Horto Universitário. Estas ações marcam o início do projeto que pretende revitalizar o espaço, aliando o bem-estar da comunidade universitária e a valorização estética do local e à formação de qualidade dos alunos da universidade.
Lúcia Costa, professora do PROURB e coordenadora do projeto, falou sobre os objetivos e a importância da ação:
“Hoje realizamos uma atividade de plantio do projeto original do Burle Marx para o pátio do JMM. Esta ação faz parte de um conjunto maior de atividades que busca restaurar os jardins do projeto original para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, realizado em 1960. O projeto tinha um caráter didático muito grande: Burle Marx queria que os alunos utilizassem os espaços externos também como sala de aula, ou seja, pretendia-se que os alunos pudessem compreender todo o processo, como, por exemplo, a planta pelo seu potencial arquitetônico, em seu aspecto estético, etc. Então, quando estávamos trabalhando neste projeto, achamos que poderíamos fazer valer esta intenção do Burle Marx,trazendo os alunos para participarem de todas as etapas do projeto. E é exatamente o que estamos fazendo. Temos alunos da FAU e da EBA participando do projeto, alguns deles em iniciação científica realizando estudos, desenhos, atualizando o projeto à realidade existente. Trata-se de um momento simbólico, pois executamos a primeira ação de restauro de jardim desde 2019, quando o grupo criado pela reitoria começou a trabalhar – e é também um momento de muito valor, pois estamos aliando o restauro a ações didáticas que enriquecem a formação dos nossos alunos”.
O Professor Vinicius Ferreira Mattos, do curso de Paisagismo da EBA, trouxe seus alunos da disciplina de “Projetos Paisagísticos I” para participar da ação:
”É uma grande oportunidade para os nossos alunos aliarem o conhecimento teórico ao prático, adquirindo experiência, diversificando a sua formação, estimulando o pensamento, desenvolvendo competências e aprimorando capacidades”.
No dia 21/06 ocorrerá uma segunda ação de revitalização no Pátio dos Filodendros com participação da Prefeitura Universitária.
Fique atento(a) ao nosso site e redes sociais e confira o resultado final deste trabalho em breve!