A comemoração pelo Dia da Árvore e as ações de acolhimento aos novos servidores da UFRJ foram marcadas por atividades no Horto Universitário, em um encontro entre funcionários, alunos e professores, realizado na quarta-feira, dia 21 de setembro.
Foto: Renato Mariz/CCS/UFRJ
No Brasil, o dia 21 de setembro foi escolhido como Dia da Árvore em razão do início da primavera, que começa no dia 22 de setembro no hemisfério Sul. A data busca conscientizar a população sobre a importância da preservação da flora brasileira e da conservação dos recursos naturais, já que as árvores possuem papel relevante para produzir oxigênio, evitar erosões, manter mananciais, amenizar a temperatura e regular o clima, alimentar e abrigar diferentes espécies, protegendo a biodiversidade.
Foto: Renato Mariz/CCS/UFRJ
Para celebrar o Dia da Árvore, além da distribuição de mudas de árvores e plantas ornamentais na Praça Jorge Machado Moreira pela Prefeitura Universitária – que contou com a participação dos funcionários que ingressaram na UFRJ (e agora fazem parte do quadro técnico da PU ) e de alunos do Instituto de Biologia – foram realizados plantios no pomar do Horto.
Foto: COUA/PU/UFRJ
Foto: Renato Mariz/CCS/UFRJ
A ação teve por objetivo melhorar a qualidade ambiental do campus e promover a cultura participativa, estimulando a responsabilidade socioambiental da comunidade acadêmica, especialmente após a pandemia da COVID-19, quando as atividades ao ar livre devem ser incentivadas.
Foto: Renato Mariz/CCS/UFRJ
Foto: Renato Mariz/CCS/UFRJ
Durante o evento, o Prefeito da UFRJ, Marcos Maldonado, e a equipe da Coordenação de Operações Urbano-Ambientais da PU ressaltaram a importância das atividades de conservação e manutenção das áreas verdes nos campi e do modelo participativo da atual de gestão, que buscam promover a integração da comunidade acadêmica e fortalecer os laços de solidariedade e cooperação em prol do bem-estar social e ambiental de toda a UFRJ.
Foto: Renato Mariz/CCS/UFRJ
O Prefeito da UFRJ agradeceu o empenho da comunidade acadêmica e o auxílio prestado pela Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças, especialmente a dedicação do Pro-Reitor, Eduardo Raupp, por viabilizar a atividade.