Na última quarta-feira, dia 20 de setembro, funcionários da Coordenação de Operações Urbano-Ambientais (COUA) da Prefeitura Universitária realizaram a coleta de cerca de 1,5 toneladas de resíduos em um pequeno trecho de aproximadamente 300 metros de extensão da orla da Ilha do Fundão, em celebração ao Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios.
A ação teve como objetivo sensibilizar a comunidade sobre os impactos dos resíduos que chegam à orla, trazidos pela maré, e os que são deixados por usuários do Campus. Os plásticos de diversos tipos são os resíduos predominantes, mas são encontradas também grandes quantidades de embalagens de biscoitos, isopor, garrafas de vidro, peças de vestuário, dentre outros.
A data foi criada em 1986 pelo movimento Ocean Conservancy e desde então vem se espalhando ao redor do mundo, unindo voluntários de mais de 150 países na limpeza de praias e rios e conscientizando a população sobre os impactos socioambientais da poluição plástica. A necessidade do descarte correto dos resíduos e sobre o uso sustentável dos recursos naturais são outros pontos relembrados no dia de mobilização internacional pela Limpeza de Praias e Rios e pela proteção do meio ambiente
A Prefeitura Universitária adota e estimula atitudes e procedimentos que levem a racionalização do consumo de recursos naturais, ao manejo adequado dos resíduos sólidos e à sensibilização e mobilização da comunidade universitária e circunvizinha sobre temas socioambientais. Nesse sentido, apoia projetos desenvolvidos na Cidade Universitária com temáticas relacionadas à preservação ambiental, como, por exemplo, o Projeto Orla Sem Lixo, que lançou, em 07 de junho de 2023, uma barreira experimental na Prainha da Enseada do Fundão. Duzentos metros de bloqueio, na área costeira da Baía de Guanabara, foram instalados de maneira experimental como alternativa sustentável e economicamente viável para a contenção do lixo flutuante que chega ao Fundão trazido pela maré.
Saiba mais em: https://orlasemlixo.com/