Dia Nacional das Abelhas

Comemorado no Brasil no dia 3 de outubro, o Dia Nacional das Abelhas celebra a  importância ecológica e econômica desses animais, responsáveis pela polinização de várias espécies de vegetais, influenciando diretamente na  sustentabilidade, na produção agrícola e na alimentação da humanidade. Na Prefeitura da UFRJ, o Horto Universitário recebe o  Projeto Meliponários urbanos, que pesquisa, educa ambientalmente e preserva as espécies nativas de abelhas no Fundão.

Com informações do Projeto Meliponários urbanos

Horto  Universitário da PU e Projeto Meliponários urbanos: Pesquisa de Investigação do potencial dos produtos de abelha sem ferrão no litoral do Rio de Janeiro

O Projeto Meliponários urbanos é um projeto de extensão do Instituto de Pesquisa de Produtos Naturais (IPPN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolvido pelo aluno de doutorado em Química de Produtos Naturais, Leonardo Melo de Lima, com a orientação do Professor Fernando Cotinguiba.

O projeto tem como objetivo geral construir meliponários em espaços urbanos do litoral do Rio de Janeiro para pesquisa, educação ambiental e preservação das espécies nativas de abelhas sem ferrão.

Os públicos-alvo são os funcionários dos hortos, bosques e parques, pequenos agricultores, estudantes e moradores carentes das regiões que aonde ocorrerão às oficinas e construção dos meliponários.

Abelha jataí Tetragonisca angustula/ Foto: Alfredo Heleno

O primeiro local de implantação do projeto foi no Horto Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2019, que funciona até hoje (15-09-2022). Esse ponto inicial foi fundamental para o compartilhamento do conhecimento da meliponicultura racional.

No campus UFRJ Fundão já foram identificadas algumas espécies, como jataí (Tetragonisca angustula), mirim (Plebeia droryana) e iraí (Nannotrigona testaceicornis). Isso demonstra a necessidade de se falar mais sobre essas as abelhas nativas.

Abelha jataí Tetragonisca angustula/ Foto: Alfredo Heleno