Categorias
Comunicados Destaques

Nota à comunidade acadêmica

sobre os episódios recentes de violência na Cidade Universitária

Informamos que a Prefeitura Universitária tomou ciência das últimas ocorrências de roubo a veículos na Cidade Universitária.
Infelizmente, trata-se do reflexo da violência que aflige todo o Rio de janeiro, e a UFRJ, como parte do tecido social, não está imune aos problemas de segurança pública. O perímetro aberto da Cidade Universitária, com cerca de 5,2 milhões de m² de extensão, e a circulação de cerca de 120 mil pessoas diariamente pelo Fundão são fatores que tornam a segurança pública um tema ainda mais complexo e sensível à Universidade.

Até o momento foram registradas na Coordenação de Segurança (Diseg) duas ocorrências de assalto a mão armada (roubo a veículos) dentro da Cidade Universitária ( uma na sexta-feira, dia 20/09, e outra terça-feira, dia 24/09). Após a ocorrência de sexta-feira na saída da Faculdade de Letras, as vítimas foram acompanhadas a 21ª Delegacia de Polícia (DP) e auxiliadas pela equipe Diseg.

Tomamos conhecimento, informalmente, de um outro caso de roubo a veículo no sábado, dia 21/09, que foi recuperado logo em seguida pelo 17º Batalhão de Polícia Militar(BPM), com o apoio da UFRJ.

Desde os incidentes, temos intensificado as rondas e o patrulhamento nas vias urbanas da Cidade Universitária, especialmente nas áreas e horários em que foram verificadas os registros de roubo. No campus, rotineiramente, contamos com a presença das forças de segurança pública, 37a DP e 17°BPM atuando para conter e inibir as ações criminosas que afligem o corpo social. Contamos também com a atuação da Diseg – que, através dos registros de ocorrência direciona e intensifica o patrulhamento da segurança institucional, buscando auxiliar as vítimas e as autoridades de segurança – e com a atuação do Centro de Controle Operacional (CCO), que capta as imagens para possível auxílio nas investigações, sempre quando solicitado pela autoridade policial. Ademais, a Prefeitura Universitária está buscando novos convênios na área de segurança buscando resguardar a integridade da comunidade acadêmica.

Solicitamos que as vítimas de episódios de violência façam o registro da ocorrência na Diseg e na Polícia Civil, para que seja possível consolidar a mancha criminal e orientar o patrulhamento das vias no campus. A PU disponibiliza um contato 24h para que a comunidade acadêmica denuncie episódios de violência. Através do número de Whatsapp (21) 99871-1621 qualquer pessoa poderá enviar informações, solicitações, reclamações, dúvidas e sugestões quanto à segurança e aos serviços prestados pela Prefeitura. Em caso de ocorrência de algum sinistro, as vítimas devem se dirigir à Diseg, onde serão acolhidas e orientadas sobre os procedimentos a serem adotados para registro formal da ocorrência. É possível que o contato seja feito também via telefone ou aplicativo de mensagens da Diseg: Fundão (21) 97380-2554 e Praia Vermelha (21) 99207- 4042.