A Divisão da Frota Oficial (DFO) tem como principal atribuição realizar o gerenciamento da frota da UFRJ, atendendo às demandas de transporte de alunos e servidores e de manutenção e abastecimento dos veículos que executam os suportes logísticos que garantem o cumprimento das atividades institucionais da Universidade. A DFO é responsável, por exemplo, pela manutenção e abastecimento das ambulâncias utilizadas pelos hospitais universitários e das viaturas para patrulhamento de segurança, e pela gestão de carros, ônibus, vans e caminhões que executam diferentes atividades, incluindo visitas de campo e apoio à manutenção e limpeza na Cidade Universitária. Diariamente, a Divisão opera inúmeros serviços, tanto administrativos, quanto de suporte a ensino, pesquisa e extensão dos diversos campi da UFRJ, transportando o corpo social da instituição e os materiais necessários para o bom funcionamento do cotidiano universitário.
Por ser bastante requisitada ao desempenhar um papel fundamental no suporte operacional a diversas atividades acadêmicas e administrativas, a Divisão de Frota Oficial tem sentido fortemente o impacto oriundo das sucessivas restrições orçamentárias: frota antiga (com idade média de 12 anos, acarretando o aumento no custo de manutenção e no consumo de combustível), veículos sem manutenção no período adequado por conta de atrasos no pagamento do contrato de manutenção, redução no valor – e até mesmo suspensão – dos cartões de abastecimento, serviços contingenciados e solicitações que não podem ser atendidas são dificuldades frequentes enfrentadas pelo setor.
Como formas de mitigar os problemas, a DFO está analisando a viabilidade na redução dos custos associados ao transporte sem provocar a perda da qualidade e agilidade no atendimento às demandas, encaminhando os veículos mais antigos e em pior estado de conservação para leilão e realizando um levantamento para reduzir os gastos com a frota. Para tanto, a Divisão tem também incentivado o uso de deslocamento compartilhado do corpo social e o uso do TAXI.Gov – serviço de transporte de servidores e colaboradores da Administração Pública federal em deslocamentos a trabalho com o uso de táxis como forma de melhorar a oferta de serviços e reduzir custos -, além de realizar um estudo de viabilidade econômica para locação de frota.
Diante deste cenário de restrição orçamentária e de limitações na capacidade logística atual da frota da UFRJ, a DFO está adotando medidas internas de priorização na execução de suas atividades, solicitando que as unidades administrativas e acadêmicas submetam, temporariamente, ofícios com pedidos de serviço para análise individual por parte do gestor da PU, onde serão avaliados, dentre outros requisitos, o tipo de serviço solicitado e a urgência na prestação do mesmo.
Apesar de todas as dificuldades, a DFO tem conseguido manter a estrutura atual em funcionamento, consertando os veículos que ainda possuem condição de atender as demandas com segurança e conforto. Espera-se também que, com o resultado do leilão, futuramente, parte da frota própria da UFRJ possa ser renovada com veículos mais econômicos e sustentáveis a partir de uma tentativa de reestruturar minimamente a infraestrutura do transporte da instituição.
A Divisão de Frota Oficial tem buscado racionalizar os recursos disponíveis de forma a atender o corpo social com agilidade, conforto e segurança, resguardando as condições de trabalho dos motoristas, educando e conscientizando seu quadro de funcionários, prezando pela conservação e asseio dos veículos e solicitando que a comunidade acadêmica faça a sua parte, solicitando o serviço apenas quando indispensável e zelando pelo patrimônio da instituição.
Para saber mais sobre a DFO ou abrir um chamado, clique aqui.