Categorias
Destaques Noticias

Sustentabilidade na infraestrutura viária da UFRJ

Parceria entre Prefeitura Universitária (PU), Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE) e Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) irá executar pavimentação mais sustentável na Cidade Universitária a partir de 28/04.

Desde o início deste ano, estão sendo realizadas reuniões entre as equipes da Prefeitura Universitária (Gabinete, Coordenação de Infraestrutura Urbana e Divisão de Engenharia de Tráfego), do Laboratório de Geotecnia – Setor de Pavimentos da Coppe/UFRJ e Cenpes/Petrobras, com o objetivo de firmar parceria para o desenvolvimento de um projeto que irá promover sustentabilidade na infraestrutura viária, através da pavimentação, em partes da Cidade Universitária, com misturas asfálticas com práticas sustentáveis.


O prefeito da UFRJ, Marcos Maldonado, tem acompanhado as tratativas para o desenvolvimento do projeto e avaliou a iniciativa:

“A comunidade universitária tem muito a ganhar com esta parceria, já que o projeto irá recuperar trechos de asfalto degradado que podem colocar em risco a segurança de motoristas e pedestres que circulam pelo campus. A intenção é requalificar a infraestrutura urbana, aumentando a fluidez e a segurança no trânsito, assegurando a integridade do corpo social e a conservação dos veículos através da pavimentação em locais estratégicos com asfalto mais durável, de maior qualidade e com características mais sustentáveis. Apesar das restrições orçamentárias, estamos sempre buscando alternativas para fazer a UFRJ cada vez melhor”.


O projeto contará com as seguintes etapas:

  1. Levantamento Topográfico: coleta de dados planialtimétricos para garantir uma pavimentação segura e durável.
  2. Estudos de Dosagem: desenvolvimento de misturas asfálticas otimizadas para resistência e durabilidade.
  3. Execução de asfalto: aplicação das novas misturas asfálticas por uma empresa especializada nas faixas de rolamento.
  4. Monitoramento e Avaliação.

Os locais que serão contemplados com a reabilitação da camada asfáltica neste projeto são mostrados na figura abaixo. Os trechos marcados em azul estão previstos para serem executados a partir de 28/04/2025 ( Avenida Horácio Macedo, desde a Prefeitura Universitária até o CENPES). A pavimentação será executada em etapas, de acordo com o material disponibilizado pela parceria com a Petrobrás e a COPPE e ainda contemplará os demais trechos da Avenida Horácio Macedo (até rotatória da Samira Mesquita), Avenida Pedro Calmon, Largo Wanda de Oliveira e Avenida Carlos Chagas Filho.

A pavimentação exigirá interdição parcial ao tráfego de trecho na pista de rolamento. Desta forma, a Prefeitura Universitária solicita que a comunidade acadêmica tente evitar as regiões afetadas, buscando rotas alternativas, nos dias de pavimentação das vias.