
Desde que foi anunciada, em 25 de junho, a Campanha do Agasalho UFRJ 2025 tem mobilizado a comunidade universitária. Estudantes, técnicos, docentes e terceirizados abraçaram a campanha que promove a arrecadação de roupas e cobertores para os estudantes em situação de maior vulnerabilidade alojados na residência estudantil.
Na última quarta-feira, 09 de julho, a Prefeitura recebeu as doações do Professor Márcio Dagosto, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), que entregou colchas e cobertores que irão aquecer o inverno dos estudantes em dificuldades.
Com o apoio da comunidade acadêmica, continuamos recebendo os itens abaixo para doação:
- Casacos, calças, meias e calçados (limpos e em bom estado de conservação);
- Mantas e cobertores.
É importante que as doações estejam identificadas com uma breve descrição em etiqueta do lado de fora das embalagens ( tamanho e gênero) e que os sapatos estejam presos em pares, para facilitar a organização e destinação correta dos itens.
O Prefeito da UFRJ, Marcos Maldonado, idealizador da campanha, falou sobre a iniciativa:
“Cientes da realidade de muitos estudantes da UFRJ, marcada por lutas e privações, nós não poderíamos ficar com os braços cruzados. Sabemos das dificuldades que muitos irão enfrentar com a chegada do inverno e com a queda brusca de temperatura. Assim, vamos, mais uma vez, mobilizar a comunidade acadêmica para apoiar aqueles que necessitam, arrecadando agasalhos e cobertores para os estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e social alojados na Residência Estudantil. Este é um compromisso moral que assumi já na primeira gestão, em 2019, de mobilizar todos os recursos possíveis para cuidar e fortalecer o nosso corpo social e a sociedade como um todo. Desde 2019, realizamos campanhas para promover o bem-estar da comunidade acadêmica e para apoiar a sociedade fluminense e brasileira diante das grandes tragédias que assolaram o RJ e o país, como no caso das enchentes em Petrópolis, na Baixada Fluminense, no Rio Grande do Sul e também durante a pandemia da Covid-19. Todas foram campanhas exitosas e estamos certos de que, novamente, podemos contar com a solidariedade e com a cooperação de estudantes e trabalhadores da UFRJ”.
Maldonado continuou:
“No período da pandemia, a PU arrecadou o equivalente a 8 doblôs de roupas e mantimentos. Na enchente de Petrópolis, foram 25 toneladas de água, alimentos e roupas. Ano passado, na tragédia das enchente do Rio Grande do Sul, foram 3.900 peças de roupas e calçados, 5.000 materiais de higiene, 2.500 peças de cama e banho, 4.000 unidades de água, 40 cestas básicas e 400 itens para crianças (brinquedos e livros infantis)”.
Campanha do Agasalho UFRJ 2025
O que doar: cobertores, agasalhos e calçados, novos ou usados, limpos e em bom estado de uso e conservação.
Quando doar: de 25 de junho a 31 de julho, em dias úteis, das 9h às 16h.
Onde doar:
- Prefeitura Universitária (Recepção): Praça Jorge Machado Moreira, 100, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ
- Subprefeitura da Praia Vermelha: Avenida Venceslau Brás, 71 – Fundos
Dúvidas e sugestões: comunicacao@pu.ufrj.br Tel.: +55 21 3938-0346
