Na semana de 06 a 12 de outubro, o PU Em Movimento chega a sua centésima edição. O informe semanal, criado por sugestão do Prefeito da UFRJ, Marcos Maldonado, em julho de 2023, aborda as diferentes atividades da Prefeitura Universitária (PU) nos diversos campi que compõem a Universidade Federal do Rio de Janeiro. A coluna tem o objetivo de promover a conscientização do corpo social sobre a importância do papel da PU na criação e manutenção de um ambiente funcional que possibilite à UFRJ desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão com excelência.



Em cem edições, a PU em Movimento tem mantido a comunidade acadêmica ciente das atividades desenvolvidas pela Prefeitura Universitária em prol do bem-estar do corpo social, nas áreas de gestão do ambiente (coleta e do tratamento dos resíduos sólidos, conservação e manutenção das áreas verdes dos campi e limpeza urbana), engenharia urbana ( desenvolvimento de projetos e obras voltadas para a conservação das áreas urbanas, das redes de abastecimento de energia elétrica, água e esgoto, e do mobiliário urbano), mobilidade urbana (gestão e fiscalização dos serviços de transporte integrado da UFRJ e do trânsito no campus Cidade Universitária) e apoio à segurança (serviços de vigilância e monitoramento dos campi por meio do trabalho da Coordenação de Segurança e com o uso de recursos tecnológicos).


A revista semanal é , portanto, um reflexo do trabalho desenvolvido pelos diversos setores que compõem a Prefeitura Universitária, responsáveis por cuidar das áreas comuns e das vias públicas da UFRJ, que registram em imagens o seu cotidiano de atividades de administração dos campi, garantindo a provisão dos serviços necessários à comunidade acadêmica.





O Prefeito da UFRJ, Marcos Maldonado, ressaltou a importância do informativo semanal:
“A revista PU em Movimento divulga para a comunidade acadêmica o trabalho feito pela Prefeitura da UFRJ, que não para nunca. Estamos atentos às necessidades do nosso corpo social e trabalhamos diariamente para executar os serviços que a UFRJ precisa. Para isso, além do trabalho das equipes em campo, criamos diversos canais para facilitar a comunicação entre a sociedade e a PU ( telefone, e-mail, redes sociais, Whatsapp 24h e um sistema eletrônico de chamados em nosso site), que podem ser utilizados por qualquer pessoa para solicitar um serviço, fazer uma reclamação ou tirar uma dúvida. E a revista demonstra publicamente não só o nosso compromisso em responder à comunidade acadêmica de forma rápida e eficiente, mas também a nossa capacidade operacional de estar sempre em movimento para apoiar a maior Universidade Federal do país.


