Na última sexta-feira, dia 04/07, o prefeito da UFRJ, Marcos Maldonado, participou do Grupo de Trabalho (GT) Gestão, Planejamento e Infraestrutura em evento da Reitoria na Inovateca que analisou os resultados de gestão da UFRJ no período 2023–2025. Além da Prefeitura Universitária (PU), o GT2 teve a participação do ETU, CORIN, SGTIC, PR3 e PR6.
Em sua exposição, Maldonado discorreu sobre a insuficiência orçamentária que dificulta a efetiva execução do planejamento feito para os exercícios vinculados ao Plano de Contratações Anual/Planejamento e Gerenciamento de Contratações. Como alternativa à falta de recursos, Maldonado afirmou que a PU tem priorizado demandas que não aumentem despesas para a instituição (como, por exemplo, reformas e ação de manutenção e ressignificação de espaços subutilizados ou interditados em detrimento de construções novas), projetos que gerem economia de despesas (sistemas sustentáveis), indicação de recursos para demandas previamente planejadas de acordo com os Planos Institucionais, parcerias com setor privado e estruturação para a captação de recursos.

O prefeito universitário ressaltou ainda outras dificuldades que vêm sendo encontradas na PU, como a rotatividade de pessoal – que afeta a continuidade das atividades e cumprimento de prazos – , a falta de recursos para treinamento e capacitação de pessoal e a utilização de equipamentos de baixa capacidade e obsoletos para a realização de trabalhos relacionados à prática da engenharia e arquitetura.

Diante deste cenário, Marcos Maldonado afirmou que a PU tem buscado, dentre outras ações, a ampliação da receita própria e utilização de “saberes internos” (utilização de profissionais, professores e doutores, no quadro da UFRJ, para promoção de ações institucionais de capacitação) a fim de promover a otimização do trabalho e viabilizar a prestação de serviços de qualidade para a comunidade acadêmica.
