A segunda etapa da implantação do projeto paisagístico no edifício Jorge Machado Moreira ocorreu na última terça-feira, 21 de junho, no Pátio dos Filodendros.
O projeto transforma espaços externos em salas de aula para os alunos da UFRJ, unindo a formação de qualidade dos alunos da universidade ao bem-estar da comunidade universitária e é coordenado pelo Grupo de Trabalho do Complexo Paisagístico de Burle Marx na UFRJ, composto pelo Grupo de Pesquisas em Arquitetura Paisagística do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (PAISA-PROURB/FAU) pela Coordenação de Operações Urbano-Ambientais/Prefeitura Universitária (COUA/PU), pela Coordenação de Preservação de Imóveis Tombados do Escritório Técnico da Universidade/ Escritório Técnico da Universidade (COPRIT/ETU), pelo Centro de Letras e Artes (CLA) e pelo Instituto Burle Marx (BMI).
As atividades tiveram início com a preparação prévia dos canteiros para receberem as mudas. Os bolsistas de Iniciação Científica do PAISA-PROURB/UFRJ, Pedro Guimarães Teixeira e Maria Vitória Horácio, coordenados pela professora Lúcia Costa, apresentaram o Projeto para os alunos que se inscreveram para participar do plantio, junto com a pesquisadora da PAISA-PROURB/FAU, Carla Urbina.
Após a apresentação, os alunos receberam orientação técnica da Prefeitura Universitária para a execução do plantio das mudas: informações sobre o distanciamento necessário entre mudas, abertura das covas, nivelamento com o solo e fixação das mudas. Participaram desta ação os paisagistas Beatriz Emilião e Vinicius Almeida, a engenheira agrônoma Ângela Laffe, e Ismael Batista, responsável pela equipe de execução e manutenção de jardinagem.
Os alunos do curso de Paisagismo da EBA e de Arquitetura e Urbanismo da FAU receberam, então, além de instruções e orientações técnicas, equipamentos de segurança e ferramentas para que pudessem executar o projeto de maneira segura e eficiente. Munidos dos instrumentos técnicos, das orientações teóricas e de muito ânimo, os alunos, bolsistas e voluntários, colocaram as mãos na terra e realizaram o plantio das mudas em partes dos canteiros que compõem o Pátio dos Filodendros.
Fique atento(a) ao nosso site e redes sociais e confira o resultado final deste trabalho em breve!