Categorias
Destaques

Alunos intercambistas na UFRJ visitam o Parque do Catalão

No dia 29 de agosto, foi realizada uma visita guiada ao Parque da Mata Atlântica Frei Velloso (Catalão)  como parte das atividades de acolhimento dos novos alunos estrangeiros da UFRJ e em atendimento à iniciativa da Superintendência Geral de Relações Internacionais da UFRJ.

 COUA1

Foto: COUA/PU

 

A visita faz parte da I Semana de Integração do Estudante Estrangeiro e teve por finalidade promover a integração dos alunos estrangeiros à comunidade acadêmica local e à cidade do Rio, além de se propor a fornecer informações de utilidade sobre a rotina diária na UFRJ e a vida acadêmica no Campus.

Durante a visita, os calouros, oriundos de diversas universidades da América do Sul e Europa, foram acompanhados por técnicos da Prefeitura Universitária, pelo professor Marco Miguel do Instituto Microbiologia e pela equipe da Superintendência Geral de Relações Internacionais da UFRJ e puderam conhecer, através de uma caminhada ecológica, aspectos ambientais e geológicos da Ilha do Catalão.

 

PMM 1

Foto: COUA/PU

 

Os alunos intercambistas tiveram, ainda, a oportunidade de aprender sobre os atributos naturais da Cidade Universitária que podem ser avistados no Parque (Floresta Atlântica, Manguezal e Restinga) e de discutir sobre os problemas decorrentes da poluição da Baía de Guanabara que impactam a fauna, a flora, e o uso seguro das praias como meio de prover sustento aos pescadores artesanais, devido à enorme quantidade de resíduos trazidos pelas marés à orla diariamente.

 

COUA 3

Foto: COUA/PU

  

Parque da Mata Atlântica Frei Velloso 

Conserva o patrimônio cultural e ambiental representado pela Ilha do Catalão, zelando por sua integridade documental, histórica, geográfica e ambiental, além de oferecer à comunidade universitária um espaço orientado para estudos, visitas, desenvolvimento de pesquisas e para a promoção de Educação Ambiental.

Para realizar a marcação de visitas guiadas ao Parque do Catalão, envie e-mail para: 

 

(Com informações da Coordenação de Operações Urbano-Ambientais/PU e da Superintendência Geral de Relações Internacionais da UFRJ).