A Prefeitura da UFRJ está atenta aos relatos sobre o acúmulo de resíduos inertes (especialmente madeiras e entulhos) encontrados em diversas Unidades do Campus Fundão. A fim de solucionar o problema o mais rápido possível e evitar possíveis prejuízos à saúde e segurança do corpo social da UFRJ, a Prefeitura Universitária informa que está em andamento o processo licitatório para a contratação de nova empresa para retirada desses resíduos, dada a suspensão do contrato com a empresa anterior devido ao seu descredenciamento pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb).
Cabe ressaltar que, além dos passivos deixados pela suspensão do serviço continuado, houve considerável aumento da demanda após o período de pandemia da Covid-19, decorrente da aceleração de obras de reforma para adequação de novos espaços e do novo regramento referente ao desfazimento de patrimônio.
Considerando os riscos sanitários e de segurança para o corpo social, para o patrimônio edificado e para o meio ambiente, a Prefeitura Universitária, alinhada com o seu compromisso com a qualidade ambiental das instalações da UFRJ, vem contribuindo com a Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR6) e atuando junto a órgãos parceiros da UFRJ no sentido de buscar alternativas para o atendimento emergencial e paliativo desta questão, enquanto o processo para a contratação de serviço continuado de retirada e destinação de resíduos está em fase de conclusão.
Prefeitura Universitária
23/06/2023