Categorias
Destaques

Novo sistema de iluminação pública é instalado no campus da Cidade

Iniciativa da Prefeitura Universitária promove a instalação de luminárias de LED que modernizam a estrutura de iluminação pública, aumentam a eficiência energética e favorecem  a sustentabilidade

2023.06.28 noturnas ufrj fabio caffe IMG 9281

 Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

A Prefeitura da UFRJ, responsável pela manutenção e operação do sistema de iluminação pública das vias da CIDUNI, iniciou, ainda em 2022, a instalação da nova iluminação de LED no campus. O projeto resulta de colaboração técnica entre a Divisão de Elétrica Urbana – ligada à Coordenação de Infraestrutura Urbana da Prefeitura Universitária – e o Fundo Verde e tem sido implementado gradativamente na Cidade Universitária, em função do cronograma de entrega das novas luminárias pela empresa vencedora da licitação.

2023.06.28 noturnas ufrj fabio caffe IMG 9424

 Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

O primeiro ponto contemplado com o novo sistema de iluminação público foi o Largo Wanda de Oliveira, onde está localizado o Alojamento Estudantil e, atualmente, o serviço está sendo realizado nas vias principais e em pontos estratégicos onde há maior concentração de pessoas no campus. Já foram instaladas 570 luminárias de led e espera-se que até o final de 2023 toda a Cidade Universitária já esteja contemplada  com o novo sistema.

2023.06.28 noturnas ufrj fabio caffe IMG 9286

 Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

2023.06.28 noturnas ufrj fabio caffe IMG 9352

 Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

A substituição das antigas luminárias vapor de sódio por luminárias de LED tem como objetivo melhorar ainda mais a segurança no tráfego de pedestres e veículos, visto que uma melhora na uniformidade da iluminação evita sombras acentuadas, bem como um elevado nível do Índice de Reprodução de Cores (ICR) equivale a uma melhor percepção de cores reais dos objetos. Isso se traduz em qualidade de iluminação e, consequentemente, em maior qualidade nas imagens captadas pelas câmeras de segurança da Cidade Universitária.

luminaria sodio
luminaraia LED

                           Luminárias Vapor de Sódio de 250W                                                                  Luminárias LED 180W

Além da implementação de tecnologia LED, o novo sistema de iluminação pública terá a condição de instalar, futuramente, o sistema de telegerenciamento com o intuito de gerir, controlar e monitorar redes da iluminação pública. Esse sistema de telecomunicações permite administrar as luminárias individualmente ou em grupo, fazendo pleno uso dos seus parâmetros operacionais. Com isso, é possível ter acesso à condição de cada ponto de iluminação, com informações de consumo, tempo de utilização, ocorrências de defeitos, parâmetros elétricos de funcionamento, dentre outras informações.

2023.06.28 noturnas ufrj fabio caffe IMG 9274

  Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

O novo sistema permite, ainda, atuar diretamente no funcionamento do ponto de iluminação, efetuando-se o acionamento ou desligamento da luminária, e controle do fluxo luminoso, acentuando a eficiência do sistema de iluminação. Com a tecnologia das luminárias de LED, é possível também diminuir a potência individual das luminárias de 250W para 180W sem prejuízos à iluminação pública, gerando  uma redução de quase 82.000W no consumo de energia em todo o sistema, o que representa cerca de 28%  de economia de energia.

2023.06.28 noturnas ufrj fabio caffe IMG 9405

  Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

O Prefeito Universitário, Marcos Maldonado, comemorou a instalação do novo sistema de iluminação: “Além de possibilitar a redução no consumo de energia, a iluminação de maior qualidade permite o aumento da visibilidade  –  tanto no trânsito de veículos e pedestres quanto para as câmeras do Centro de Controle Operacional da PU –  e , consequentemente, aumenta a segurança do corpo social. O uso da tecnologia de LED é também ambientalmente sustentável:   mais seguro, mais durável e menos poluente. Nós vamos, ainda, evitar o desperdício e auxiliar os Centros e Decanias a aumentar a sensação de segurança nos estacionamentos fechados sob sua responsabilidade, doando  a esses locais as antigas luminárias de vapor de sódio de 250W, que já foram retiradas e estão em perfeito estado de funcionamento.  A UFRJ e a comunidade acadêmica só têm a ganhar com a instalação do novo sistema público de iluminação e eu agradeço muito aos esforços de todos os envolvidos para que isso esteja acontecendo, especialmente à Coordenação de Infraestrutura Urbana e à Divisão de Elétrica Urbana, que têm trabalhado diariamente e com muito empenho neste projeto”.

2023.06.28 noturnas ufrj fabio caffe IMG 9393 B

  Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)