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Prestação de serviços públicos urbanos pela Prefeitura Universitária sofre com a restrição orçamentária na UFRJ

Série de 4 reportagens quinzenais apresentará os desafios e as medidas adotadas para contornar a falta de recursos na unidade. Na primeira edição, conheça a Divisão de Transporte Público da PU, suas dificuldades e resiliência.

A Divisão de Transporte Público (Ditransp) da Prefeitura Universitária é responsável pelo gerenciamento e operação, controle e fiscalização do serviço de transporte público coletivo por ônibus, oferecido pela Universidade para o deslocamento de toda a comunidade acadêmica entre as unidades do Campus da Cidade Universitária e entre as unidades externas e o Campus da Praia Vermelha. Além disso, gerencia e fiscaliza o serviço de movimentação e transporte de bens através da utilização do caminhão munck e o serviço de retroescavadeira, que apoiam diversas atividades operacionais no campus.

Os ônibus transportam passageiros de um extremo ao outro do campus, inclusive aos sábados, domingos e feriados, permitindo o acesso a todas as unidades de ensino, pesquisa, hospitalares, administrativas e de serviços, e demais locais com atividades instaladas no campus, incluindo a Residência Estudantil e a Vila Residencial.

Dentre as principais dificuldades enfrentadas pelo setor está a adequação da operação dos contratos vigentes às restrições orçamentárias. O maior desafio, portanto, tem sido conciliar a redução de oferta do serviço com a manutenção da qualidade, uma vez que o contrato de prestação de serviço de ônibus é pago conforme a distância percorrida (R$/km) e, quando há reajustes motivados por cortes, a oferta de transporte diminui, ocasionando maior intervalo entre veículos, ônibus e pontos mais cheios e maior tempo total de viagem, por exemplo – o que impacta diretamente o cotidiano da comunidade universitária.

Além de aumentar os intervalos nas saídas de ônibus, como medida para mitigar o problema da insuficiência de recursos, para os contratos vigentes, os serviços passaram a ser analisados individualmente pelo gestor da Unidade, de acordo com o interesse maior da administração pública.

Para as futuras contratações, porém, novos estudos têm sido realizados para adequar os contratos à prestação dos serviços – e aí reside a maior conquista da Ditransp: a capacidade de adequação do serviço à nova realidade restritiva sem a obrigatoriedade de sua paralisação. Apesar das dificuldades, o serviço continua sendo fornecido , com as adaptações necessárias.

Desta forma, diante deste cenário de dificuldade financeira,que busca ser revertida pela Prefeitura Universitária e pela Reitoria da UFRJ, solicitamos a compreensão e a colaboração da comunidade universitária na conservação dos veículos, dos pontos de embarque e desembarque e do terminal de integração .

Para o envio de críticas e sugestões: ditransp@pu.ufrj.br