Infraestrutura urbana deficitária na Cidade Universitária

Em mais uma edição da série de reportagens que abordam os impactos das restrições orçamentárias nos serviços prestados pela PU, apresentamos a Coordenação de Infraestrutura Urbana e os impasses na manutenção do campus.

A Coordenação de Infraestrutura Urbana (CIEU) da Prefeitura da UFRJ é responsável pelo desenvolvimento e fiscalização dos serviços de infraestrutura urbana voltados à manutenção e a conservação dos logradouros públicos do Campus Cidade Universitária (mobiliário urbano, sinalização urbana, pavimentação, drenagem, abastecimento de água urbano, esgoto sanitário urbano), bem como pela operação e manutenção das subestações de energia e da iluminação Pública.

Neste sentido, os serviços da PU – e especificamente da CIEU – possuem atribuições de competência essencialmente limitadas às intervenções urbanas, que acontecem nas vias públicas do campus. Constantemente, porém, ocorrem requisições para serviços de manutenção predial nas unidades Cidade Universitária, dadas as limitações dos quadros de servidores ou terceirizados nestes locais. Tais solicitações fogem da área de atuação da Coordenação e, muitas vezes, possuem também limitações contratuais, administrativas e jurídicas.

Colocação de asfalto a frio ao longo da avenida Horácio Macedo – 27/08/24 – Divisão de Manutenção Civil Urbana /Coordenação de Infraestrutura Urbana/Prefeitura Universitária

Por possuir um escopo tão grande de atuação e pelo papel essencial desempenhado para o cotidiano da vida acadêmica, a CIEU tem sido fortemente impactada pelas sucessivas restrições orçamentárias na UFRJ. Existem reclamações do corpo social quanto às condições de pavimentação das vias da Cidade Universitária, à falta de abrigo para pontos de ônibus, às calçadas danificadas, à falta de acessibilidade, dentre outras.

Muitas são as dificuldades financeiras encontradas para a execução dos serviços de infraestrutura urbana nos campi universitários da UFRJ. Desde maio de 2019, não há contrato para a prestação de serviços de Manutenção Civil Urbana. Com extinção de muitos cargos no setor público, equipe reduzida e com idade já avançada, não é possível realizar toda a manutenção necessária – o que torna imprescindível a celebração de contratos nesta área.

Armação e fôrma de tampas da travessia elevada no Terminal de Integração- 10/09/24 – Divisão de Manutenção Civil Urbana /Coordenação de Infraestrutura Urbana/Prefeitura Universitária

O contingenciamento atingiu igualmente os contratos de limpeza urbana, inviabilizando a limpeza de vias e deixando estes locais mais suscetíveis a entrada de resíduos no interior das redes, afetando, por sua vez, a manutenção das redes urbanas de água potável, águas pluviais e esgoto da Cidade Universitária. Ademais, as redes de infraestrutura de drenagem são muito antigas. O tempo de vida das redes pluviais – que datam da construção da Cidade Universitária – sobrecarregam as redes/trechos de redes que se encontram assoreados, impactando no trânsito e na cobertura da manta asfáltica (que acaba tendo seu tempo de vida reduzido).

Na parte de elétrica urbana, o contingenciamento do contrato também é uma realidade. Outras limitações materiais, administrativas e jurídicas geram dificuldades para a execução de serviços por parte da CIEU que, apesar de tudo, vem se mantendo engajada, coesa e, principalmente, resiliente frente às adversidades enfrentadas pela maior universidade federal do país.

Aprimoramento da Iluminação Pública na Avenida Horácio Macedo – Instituto de Física – 26/08/24 – Divisão de Elétrica Urbana/Coordenação de Infraestrutura Urbana/Prefeitura Universitária

Enquanto luta para reestabelecer os contratos de prestação de serviços e para adquirir os materiais necessários ao desempenho de suas funções, a Coordenação de Infraestrutura Urbana vem fazendo parcerias acadêmicas e institucionais como forma de mitigar os problemas diários. Estão em curso ações conjuntas da PU/NUMATS/FUNDO VERDE para a fabricação de pequenas estruturas em concreto para a manutenção urbana do campus e da PU/DRHIMA/FUNDO VERDE para elaboração de drenagem sustentável para a Praça Samira Mesquita. A Secretaria de Conservação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por sua vez, apoia a realização de operações tapa-buracos nas vias da Cidade Universitária, através do fornecimento e colocação CBUQ (asfalto) em pontos críticos.

Dentro de suas limitações orçamentárias, a PU vem trabalhando com empenho para resolver as questões urbanas na Cidade Universitária. Solicitamos que a comunidade acadêmica faça a sua parte, evitando jogar lixo nas ruas, zelando pelo patrimônio público e entrando em contato conosco 24h através do número de Whatsapp (21) 99871-1621 ou abrindo um chamado em nosso site para enviar informações, solicitações, reclamações, dúvidas e sugestões quanto aos serviços da infraestrutura urbana e os demais prestados pela Prefeitura, nas áreas de meio ambiente, , transporte, trânsito, focos de Aedes aegypti, abandono de animais e segurança.