Revitalização da UFRJ – Campus Duque de Caxias Professor Geraldo

Nos últimos meses, o Campus UFRJ – Duque de Caxias recebeu colaboradores de empresa terceirizada para limpeza e manutenção das áreas externas e verdes. Os trabalhadores fizeram a varrição, a capina, o corte de grama e realizaram serviços de jardinagem, além de removerem resíduos inertes como, por exemplo, entulhos de obra e restos de madeira.

caxias5

O Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade foi inaugurado em agosto de 2018, após transferência das atividades do Polo UFRJ Xerém para o bairro de  Santa Cruz da Serra, às margens da rodovia Washington Luiz. São cerca de 29 mil metros quadrados,  onde circula uma média de 800 a 900 pessoas diariamente*, e que abrigam três prédios que contam com salas de aula, laboratórios, biblioteca e auditório. O novo campus oferece os cursos de graduação em Biofísica, Biotecnologia, Nanotecnologia, os cursos de Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional , o Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular e o Programa de Pós-Graduação em Nanobiossistemas, além de diversos laboratórios.

caxias1

A Prefeitura da UFRJ vem tomando uma série de medidas operacionais para permitir a revitalização e a manutenção das principais atividades administrativas e acadêmicas da universidade durante a pandemia. O Campus UFRJ-Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade, por exemplo, recebeu, nos últimos meses, os serviços de conservação essenciais para seu funcionamento, a partir da realização de um contrato da Prefeitura Universitária com empresa terceirizada, respeitando, porém, todas as precauções para evitar a propagação da COVID-19 e para preservar a saúde dos servidores e terceirizados.

A Diretora-Geral do Campus UFRJ-Duque de Caxias, professora Juliany Cola Fernandes Rodrigues, avaliou os serviços que estão revitalizando as áreas externas:

“Apesar da pandemia, o campus está funcionando e os serviços estão mantidos. Neste sentido, destaco a importância do contrato realizado e gerido pela Prefeitura Universitária para manutenção de áreas externas, executado pela empresa Delurb Ambiental. Desde meados de maio, esta empresa especializada realiza não só a manutenção das áreas verdes, como também é responsável pela manutenção da infraestrutura  externa e isso mudou a estética do campus. A equipe pintou os canteiros, cortou a grama,  está fazendo a poda das árvores, removeu o mato e lixo de todos os lugares. Antes, o corte da grama era realizado apenas de maneira esporádica, através do auxílio da prefeitura de Duque de Caxias – o que nos gerava problemas, inclusive de segurança, pois facilitava o surgimento de répteis não peçonhentos no campus (já que estamos em uma região cercada por áreas verdes, florestas).  Agora conseguimos manter o controle e até mesmo a segurança no espaço. Além disso, estabelecemos contato próximo com a Coordenação de Operações Urbano-Ambientais da Prefeitura Universitária, que está catalogando as espécies existentes no campus e providenciando um projeto de paisagismo para que a nossa área externa fique de acordo com o Plano Diretor 2030 da UFRJ. É um trabalho essencial para o conforto, o  bem estar e a segurança da comunidade acadêmica.”

caxias7

Em visita  ao Campus UFRJ-Duque de Caxias para analisar a evolução dos serviços, o Prefeito da UFRJ, Marcos Maldonado, se manifestou:

“Temos trabalhado incansavelmente para atender as demandas dos diversos campi da UFRJ, desde o início da pandemia – seguindo todos os protocolos de segurança, é claro. Nossos servidores e colaboradores não pararam por um só minuto, atendendo às solicitações já existentes e às novas solicitações que surgiram com o avanço da COVID-19. Nossa intenção sempre foi garantir a execução dos serviços com rapidez e qualidade e o novo contrato com a Delurb Ambiental demonstra que os serviços de limpeza e conservação de áreas verdes do Campus  são fruto da dedicação da Prefeitura Universitária e da Direção do Campus UFRJ-Duque de Caxias para revitalizar a UFRJ na cidade e manter a estrutura da universidade em pleno funcionamento, pronta para receber os alunos, quando for viável. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas seguimos unindo esforços para tornar a UFRJ um lugar aprazível e seguro para a  comunidade acadêmica”.

caxias14

Visita do Prefeito Universitário ao Campus, sendo recebido pelo Diretor Administrativo, o servidor Evandro Costa de Souza, que, durante a pandemia, esteve presente diariamente.

Para solicitar o serviço de manutenção de áreas externas na UFRJ, os interessados devem enviar e-mail para: coord.meioambiente@prefeitura.ufrj.br .

Nota:

* Circulação média estimada fora do contexto de crise sanitária.