Floração de ipês embeleza a Cidade Universitária

Dispersos por todo o Campus, em diferentes espécies e cores, a beleza dos ipês encanta a comunidade acadêmica e aqueles que transitam pela UFRJ.

ipe rosa5

Ipê rosa – Cidade Universitária/UFRJ – Agosto de 2021/ Foto: Ascom/PU/UFRJ

A árvore é da família das Bignoniaceae, das espécies Cybistax, Handroanthus e Zeyheria e sua floração ocorre no período do inverno, podendo estender-se até novembro. Seu nome tem origem tupi-guarani e significa “árvore de casca dura, grossa”, em referência à resistência, durabilidade e qualidade de sua madeira, e pode chegar a atingir 30 metros de altura.

ipe rosa2

Ipê rosa – Cidade Universitária/UFRJ – Agosto de 2021/ Foto: Ascom/PU/UFRJ

O Brasil possui uma grande variedade de espécies de ipês em todos os biomas do país, nas cores amarelo, rosa, roxo e branco. Árvore que se destaca na paisagem durante a floração, os ipês são amplamente conhecidos e admirados pela população, e, por este motivo, o ipê amarelo foi declarado símbolo da Flor Nacional Brasileira, em 1961, pelo presidente Jânio Quadros.

Ipe Amarelo CT 1

Ipê Amarelo – CT/Cidade Universitária – 2019 / Foto:COUA/PU/UFRJ

Representativa “de uma das mais belas flores naturais da mata brasileira”,  o reconhecimento da flor do ipê amarelo enquanto símbolo nacional buscou despertar, nas novas gerações, o desejo de conhecer e preservar melhor a riqueza da flora do país e, para tanto, foi determinado, à época,  a produção de mudas e o seu plantio em estabelecimentos públicos, de ensino e rurais em todo o Brasil.

Ipe Branco 1

Ipê branco– Cidade Universitária/UFRJ – 2017/ Foto: Ascom/PU/UFRJ

A exuberância dos ipês pode ser observada também na Cidade Universitária – seja a partir da implantação de projetos paisagísticos ou pelo plantio de mudas por parte da própria comunidade acadêmica. É possível contemplar os ipês junto às unidades, na arborização das vias, nas ciclovias e nas áreas verdes abertas.

Ipe Branco 2

Ipê branco– Cidade Universitária/UFRJ – 2017/ Foto: Ascom/PU/UFRJ

São diversos os exemplares de ipês presentes no Campus que embelezam e alegram a paisagem: o ipê amarelo (Handroanthus chrysotrichus e handroanthus ochraceus), o ipê roxo (Handroanthus heptaphyllus e Handroanthus impetiginosus), o ipê branco (Handroanthus roseoalba), o ipê verde (Cybistax antisyphilitica), ipê tabaco (Zeyheria tuberculosa) e o ipê rosa (Handroanthus avellanedea) – que, neste momento, colore o chão da UFRJ ao formar tapetes naturais a partir da queda das suas flores.

OPE1

ipe rosa4

Ipê rosa – Cidade Universitária/UFRJ – Agosto de 2021/ Foto: Ascom/PU/UFRJ

Ainda em agosto poderemos apreciar a floração dos ipês brancos no Centro de Tecnologia, próximo à Faculdade de Letras e na área central do Campus.

Tem fotos dos nosso ipês? Siga-nos nas redes sociais e  marque o nosso perfil na sua  publicação do facebook instagram.