UFRJ estende prazo da consulta pública para o Plano Diretor 2030

Participação coletiva é essencial, já que o Plano tem papel fundamental para futuro da Universidade

Por João Victor Campos

Confira a matéria original aqui.

Foram estendidas até 19/9 as datas de encerramento das duas consultas públicas, uma destinada à comunidade universitária e outra à sociedade, sobre o Plano Diretor UFRJ 2030, instrumento básico que orientará o desenvolvimento da Universidade até a próxima década nos planos físico-territorial e patrimonial, ordenando sua expansão e planejando destinação e uso de recursos em espaços e instalações.

Para maior engajamento coletivo, a UFRJ reforça o convite a toda a comunidade acadêmica e a sociedade civil ao redor de seus campi para que participem ativamente da construção do documento público. O objetivo é contemplar as necessidades dos mais diversos grupos que convivem com a Universidade. Qualquer pessoa interessada é bem-vinda para participar da consulta.

O Plano Diretor UFRJ 2030 tem como guia os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e nove princípios norteadores: visão estratégica e institucional; biossegurança; sustentabilidade socioambiental e econômico-financeira; acessibilidade; integração interna na UFRJ com a cidade; promoção do bem-estar, de convívio e de inclusão social por meio dos espaços físicos; construção coletiva; inovação e experimentação; transformação digital.

Além disso, foram criados seis grupos temáticos para auxiliar nessa construção: Diretrizes e Parâmetros Urbanos e Arquitetônicos; Meio Ambiente, Áreas Verdes e Infraestrutura Urbana; Mobilidade e Transporte; Patrimônio e Cultura; Segurança; Recursos Financeiros, Cessões, Legislação e VivaUFRJ.

Mais informações e detalhes podem ser encontrados no site www.planodiretor.ufrj.br.