Nova linha de ônibus entre Nova Iguaçu e Ilha do Fundão

Atualizado em 24/04/2024

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ)  autorizou a ampliação do itinerário da linha de ônibus 479I (Nova Iguaçu x Parada de Lucas), operada pela Viação Nossa Senhora da Penha, para atender às solicitações dos estudantes e trabalhadores da UFRJ.

A previsão é que a linha comece a operar nesta sexta-feira, dia 19/04, com a primeira saída de Nova Iguaçu às 04h10, intervalos de 30 minutos, e última saída da Cidade Universitária às 23h.  Além de atender o município de Nova Iguaçu, a nova linha beneficiará moradores de Nilópolis e Mesquita e de alguns bairros do Rio de Janeiro, como Anchieta e Deodoro.

A inauguração da nova linha aconteceu nesta quarta-feira, 17 de abril, em frente ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Estiveram presentes o Prefeito da UFRJ, Marcos Maldonado, o Deputado Estadual Elton Cristo, idealizador da iniciativa, o Secretário Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, o Presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias, o Coordenador de Relações Externas da Reitoria da UFRJ, Rafael Acioli Diniz de Lima, e colaboradores da empresa de ônibus Viação Nossa Senhora da Penha.

O Prefeito Universitário celebrou a operação da nova linha para transporte de passageiros:

“O trajeto ampliado da linha 479I é uma conquista para o corpo social da UFRJ, que passa a ter mais uma opção de transporte para se deslocar até a Cidade Universitária. O ônibus chegará pelo Terminal Aroldo Melodia (BRT- Fundão) e seguirá pela Cidade Universitária em direção à rua Paulo Emídio Barbosa – onde pretendemos instalar um ponto final, próximo ao atual ponto final da linha 485 (General Osório x Fundão). Estamos definindo os últimos ajustes logísticos e operacionais para que tudo funcione da maneira mais adequada para a mobilidade, conforto e segurança da comunidade acadêmica”.

Atualização em 24/04/2024:

O responsável pelo Setor de Trânsito da Prefeitura Universitária, Sidney Paiva, atualizou a comunidade acadêmica sobre as tratativas envolvendo a instalação de uma base para a linha 479I:
” Ainda está sendo avaliado no Campus o local adequado para ponto final da linha 479I. De antemão, afirmamos que não é possível a instalação na mesma rua do ponto final da linha 485 por questões logísticas. Por enquanto, os motoristas da linha 479I fazem uma breve parada na rua Pascoal Lemme, em frente ao Coppead, de forma que não comprometa a mobilidade urbana na Cidade Universitária. Assim que tivermos a informação definitiva sobre esta questão, avisaremos ao corpo social da UFRJ”.