Prefeitura Universitária é certificada com o Selo ODS Educação 2023 na UFRJ

Dois projetos desenvolvidos pela Coordenação de Operações Urbano-Ambientais (COUA) receberam o certificado no dia 10 de abril.

O evento, realizado no Salão Pedro Calmon, localizado no Campus UFRJ Praia Vermelha, teve início com a apresentação musical do Grupo de Choro da UFRJ, seguido pela explanação dos membros da mesa, composta pela Vice-Reitora, Professora Cássia Turci, pela Pró-Reitora de Extensão da UFRJ, Professora Ivana Bentes, pela Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Professora Christine Ruta, pelo Coordenador do Sustentabilidade Educação Regenerativa/UFRJ, Professor Francisco Esteves, e pela Professora do Instituto de Matemática, Tatiana Roque. Os membros da mesa destacaram a importância da iniciativa e parabenizaram os projetos da UFRJ comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

O selo ODS EDU é um projeto desenvolvido pelo Programa Especial UnB 2030, em parceria com o Instituto Selo Social, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, a Roda das Minas e a equipe do FIB 2030 – Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030. Trata-se de uma certificação que busca estimular a participação efetiva das instituições de ensino no alcance das metas da Agenda 2030, por meio de uma tecnologia social de reconhecimento de boas práticas e soluções sustentáveis desenvolvidas por instituições de ensino para um mundo mais justo e inclusivo, sensibilizando a população sobre a necessidade de melhoria da qualidade de vida e de preservação ambiental.

Dentre os projetos da UFRJ contemplados na edição 2023 , dois são desenvolvidos pela Prefeitura Universitária, através da Coordenação de Operações Urbano-Ambientais:

O Projeto “Parque da Mata Atlântica Frei Velloso – Visita de interação com a natureza, uma outra visão da UFRJ”, que promove a conservação do patrimônio cultural e ambiental representado pela Ilha do Catalão, zelando por sua integridade documental, histórica, geográfica e ambiental, além de oferecer à comunidade universitária um espaço orientado para estudos, visitas, desenvolvimento de pesquisas e para a promoção de Educação Ambiental.

E o projeto “Caminho das Árvores Notáveis da Cidade Universitária – A diversidade de espécies de variadas regiões”: esta iniciativa busca disseminar o conhecimento, através de identificação das árvores existentes no campus, facilitada com informações acessíveis através de etiquetas QR code. Dentre esses indivíduos arbóreos encontramos ipês de diversas cores, diversas frutíferas, pau-brasil, figueiras, palmeiras e até baobás.

A equipe da COUA/PU, representada por sua coordenadora, Vera do Carmo Rodrigues, celebrou a conquista da Prefeitura Universitária, agradecendo e parabenizando a equipe da PU e todo corpo social da UFRJ:

“Com muita satisfação, recebemos os certificados ODS Edu 2023. Dedicamos a premiação aos gestores e demais funcionários da Prefeitura Universitária, técnicos e professores da UFRJ e de instituições parceiras, que colaboram com os Projetos, fortalecendo as ações de ensino, pesquisa e extensão.  Sem eles, os projetos de arborização do campus, o Parque da Mata Atlântica Frei Velloso, criado em 1997, e o Horto Universitário, criado em 1989, não aconteceriam”.

“A equipe da COUA/PU também agradece aos funcionários terceirizados e aos demais membros da comunidade universitária engajados nos projetos socioambientais localizados na PU, potencializando o papel da instituição nas ações de ensino, pesquisa e extensão. A certificação com o Selo ODS EDU2023 vem, então, reafirmar nossos esforços, reconhecer o nosso empenho e estimular ainda mais o nosso trabalho na UFRJ em prol de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável”, concluiu Rodrigues.

O Prefeito da UFRJ, Marcos Maldonado, incentivador dos projetos contemplados, também comemorou a certificação:
“ A certificação com o Selo ODS Educação é um reconhecimento do trabalho conjunto e integrado da Prefeitura Universitária na busca por alternativas sustentáveis e acessíveis para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inclusão da UFRJ. A Prefeitura trabalha diariamente para criar estratégias que propiciem o desenvolvimento dos alunos e funcionários e a qualidade de vida na Cidade Universitária a partir de projetos que preservem o ambiente e valorizem o patrimônio natural da Ilha do Fundão – e o Selo ratifica nosso compromisso com o bem-estar da comunidade acadêmica e da natureza”.