Rio + Seguro retorna ao Fundão

A partir de hoje, a Cidade Universitária contará novamente com o reforço na segurança e patrulhamento das vias urbanas através do retorno do projeto Rio + Seguro ao Fundão. Fruto de um convênio da Prefeitura da UFRJ com a Secretaria Municipal de Ordem Pública do Rio de Janeiro (Seop), o Rio + Seguro Fundão visa reduzir os índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança da comunidade universitária, além de melhorar o ordenamento urbano do campus com as ações integradas das equipes formadas por policiais militares e guardas municipais. Inaugurado em junho de 2019, o Projeto foi  interrompido por três meses após o término do contrato e agora retorna de maneira mais ampla e completa.

O Assessor de Segurança da Prefeitura Universitária, Robson Gonçalves, discorreu sobre o novo convênio:

“Neste novo acordo, já temos, por exemplo, a previsão de renovação do convênio e um formato mais integrado, participativo, responsivo e eficiente. Além de custear o projeto, a UFRJ tem agora a possibilidade de utilizar a sua expertise e experiência, apresentando propostas, ideias e sugestões para o aperfeiçoamento do programa, inclusive enfatizando  os pontos que nos causam preocupação e as áreas onde a mancha criminal é maior, abordando a questão da segurança de maneira sistêmica, dinâmica, inteligente, preventiva e rápida”.

Marcos Maldonado, prefeito da UFRJ, comemorou o retorno do projeto ao Fundão:

“Nós temos um perímetro muito aberto na cidade universitária e o retorno do Rio + Seguro Fundão representa a possibilidade real de fazer a comunidade acadêmica se sentir segura, todos os dias da semana – inclusive aos sábados, domingos e feriados. Por dia, fora do contexto de crise sanitária, circulavam cerca de 120 mil pessoas na Cidade Universitária e isso requer a intensificação das operações de segurança para que o cidadão possa usufruir seus direitos e cumprir seus deveres de maneira pacífica, sem violação da sua vida, integridade, propriedade e liberdade. E tudo isso só foi possível através da colaboração incessante de diferentes setores da UFRJ, como a  Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, a Pró-Reitoria de Gestão e Governança, a  Procuradoria Federal, o Gabinete da Reitora e a Prefeitura Universitária, que empreenderam esforços junto à Seop para a celebração do acordo.”

O Rio+Seguro Fundão funcionará diariamente e será composto por profissionais de segurança ( policias militares e guardas municipais), que trabalharão em três turnos. Em alguns horários, porém, estes turnos irão se sobrepor, aumentando o efetivo e a força de segurança disponível. A princípio, os profissionais realizarão operações, como blitz, em áreas estratégicas e potencialmente problemáticas, e rondas, abordando indivíduos em atividade suspeita e buscando coibir a prática de furtos, roubos, sequestro-relâmpago e outros delitos mais comuns no campus.

rioseg1

Retomada do Rio + Seguro Fundão em 05 de agosto de 2021

Prefeitura Universitária auxilia no Rio +Seguro Fundão

Embora a Constituição Federal estabeleça que o patrulhamento ostensivo e a preservação da ordem pública cabem às polícias militares (art. 144, § 5º), não assegurando a nenhum outro órgão de segurança pública as atribuições de policiamento ostensivo, a Prefeitura da UFRJ tem como atribuição manter os serviços de vigilância e monitoramento dos campi por meio do trabalho da Coordenação de Segurança (Diseg) e com o uso de recursos tecnológicos.

Neste sentido, nos últimos anos, a Prefeitura da UFRJ tem procurado investir no monitoramento do campus por câmeras e montou um Centro de Controle Operacional (CCO). No local, são capturadas e gravadas imagens do cotidiano da universidade que subsidiam a polícia nas investigações. O emprego desta tecnologia em ações conjuntas da Guarda Municipal com as forças policiais do Estado ajudará no enfrentamento da desordem e da violência no campus de maneira ágil e eficiente.

Outra atribuição da Diseg na segurança diz respeito à  fiscalização e auxílio às empresas terceirizadas de vigilância que atuam dentro dos prédios das diferentes unidades que compõem a UFRJ na Cidade Universitária, acionando os profissionais do Rio +Seguro Fundão, quando necessário. Além disso, a Diseg promove a integração com outros órgãos municipais, estaduais e federais responsáveis pela resolução de problemas de segurança, visando à integração entre essas forças na UFRJ e a geração de protocolos para viabilizar o funcionamento sistêmico da segurança nos campi da UFRJ.

Para termos uma Cidade Universitária mais segura, é necessário o apoio da comunidade acadêmica através das denúncias dos crimes ocorridos no campus. O registro das ocorrências  permite que sejam consolidadas estatísticas criminais, que identificam as áreas que necessitam de maior atenção. Neste sentido, a Prefeitura Universitária disponibilizou o número de telefone da Coordenação de Segurança, inclusive para ligações a cobrar (9090- 3938-1900), para que sejam feitos registros pela comunidade de casos de violência. Com base nos dados, serão definidas as áreas de patrulhamento conforme a incidência de crimes.

Denunciar ajuda a reduzir a criminalidade e melhora o patrulhamento. Denuncie!